X hits on this document

429 views

0 shares

0 downloads

0 comments

25 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

através da produção ou na dinâmica da sua própria elaboração. A diferença com o momento atual, é que a nova configuração social criada pela organização produtiva e a aceleração da mutação tecnológica, faz com que o conhecimento tecnológico tenha uma durabilidade limitada, determinando, como conseqüência, a uma inevitável desqualificação dos sujeitos sociais. Por outro lado, a organização política, o Estado, acompanhando as transformações implementadas na organização produtiva, toma também uma outra feição. Mais do que o pleno emprego e a redistribuição fiscal, o Estado tende a assegurar a competitividade e as condições que a tornam possível, sejam elas inovações tecnológicas, garantias de flexibilidades do mercado de trabalho e a subordinação geral da política social à política econômica. Neste caso, a reciclagem do conhecimento socialmente produzido toma uma importância ainda maior, uma vez que o pleno emprego não mais é garantido pelo Estado, mas através da competência técnica. Neste ponto, finalmente, chegamos na questão que procuramos responder ao longo deste artigo. A nossa questão não foi a de se perguntar se as instituições de repasse do conhecimento socialmente produzido, quer seja na escola ou na produção, assim ou fazem. A questão que procuramos responder é como fazem e o resultado do como fazer.

 Bibliografia

BARBEITO, Alberto C. e VUOLO, Rubén.  La modernización excluyente - transformación económica y Estado de Bienestar en Argentina.  Buenos Aires: Editorial Losada,  1992.

BONETI, Lindomar W. Os efeitos dos investimentos públicos nas alterações das relações de trabalho: A construção da barragem de Açu (RN). In: Anais do III Congresso Brasileiro de Energia Elétrica e I Seminário Latino Americano de Energia Elétrica. Rio de Janeiro, UFRJ/Fórum de Ciência e Cultura, 1993.

BONETI, Lindomar W. Exclusão como estratégia de Desenvolvimento. Cadernos CEAS, Salvador: CEAS nº 170, julho e agosto de 1997, p. 33-49.

BONETI, Lindomar W. O silêncio das águas políticas públicas, meio ambiente e exclusão social. Ijuí, Editora UNIJUI, 1998a.

BONETI, Lindomar W. Políticas públicas, educação e exclusão social. In: Educação, exclusão e cidadania (coord. do próprio autor). Ijui: Editora Unijui, 1997, p. 185-210.

Document info
Document views429
Page views429
Page last viewedTue Dec 06 20:45:40 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments