X hits on this document

509 views

0 shares

0 downloads

0 comments

29 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

sua trajetória histórica, fontes de renovação e  ser a alavanca para uma nova visão de administração na educação por políticas públicas de articulação mais facilitadoras ao processo de modernização. Simultâneo à democratização tão solicitada nos espaços educacionais, a gestão vem acompanhada  por uma defesa intensa  a um conceito de gestão participativa, com clareza em suas diretrizes  e conceito sobre as lutas em educação, como uma seara das possibilidades.

A história  das lutas na humanidade contra os processos desiguais, a exclusão social e a aspiração educacional, fazem parte no nosso país, de uma dimensão temporal. A escravidão na existência humana e a sofisticação nos modos de exploração desde que constituiu-se  a civilização, carregaram a educação articuladas pela cultura de um povo, os modos de como se faria a  administração. A dimensão histórica pode nos ajudar a compreender e encaminhar a transformação. Podemos identificar , nessa teia entrelaçada de políticas publicas para a educação, a renovação no papel gestor do Estado e da legislação da educação nacional, como um novo imperativo para os conceitos e ressignificações do homem, do mundo e da sociedade para reorganizar então o espaço e o contexto educacional.

A gestão da educação surge como  elo entre o possível e o real, recolocando as questões de qual homem queremos formar, qual conhecimento faz-se pertinente ,qual espaço  para a educação  e  qual sociedade  temos a intenção de planificar para a dimensão humana existir realizada de forma coletiva  na escola.

Essas questões são levantadas e questionadas à medida que a modernidade não dispara mais sinais de que tem a resposta sobre a sua própria proposta. Reside nessa reflexão, o drama que reúne o paradigma da modernidade, imbuída e revestida de todas as convicções que resultaram no panorama mundial a que assistimos hoje, do homem viajar em um ônibus espacial para fazer contato com a Lua e os homens no  planeta  terem a possibilidade de assistir. Enquanto na Terra,  ainda não conseguimos que todos tenham acesso comum aos bens da aspiração de toda sociedade : ir para a escola, estudar e ter projetos para sua vida e dos que estão à sua volta, de encontrar a sociedade organizada para o individual, e não para o grupal.

        A recaída dos valores fundamentais confirma-se em cada conduta do homem nas relações sociais, em que a ética resume-se aos espasmos da indiferença intelectual, racional ou de sentimentos menos nobres e pobres, como a comiseração,

Document info
Document views509
Page views509
Page last viewedSat Dec 10 19:24:17 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments