X hits on this document

547 views

0 shares

0 downloads

0 comments

30 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

covardia, infidelidade e outros do mesmo gênero. A linguagem, maior instrumento de confirmação da presença da existência e de seu desenvolvimento, hoje, resume seu uso mais às  imagens e sons do que à linguagem escrita e falada. O homem fala mais com menos sentido e convoca apenas sua capacidade intuitiva, ao fazê-lo. A transformação do ser humano reside na possibilidade de fazer o uso adequado da linguagem e não na sua restrição. Desse modo, o homem tem hoje as questões apontadas sobre as mudanças necessárias na educação, na sociedade e no próprio fazer.

Ao educador cabe abrir o caminho para desbravar novas intenções, revestidas de ética. Em tese, a nova pedagogia indica a necessidade da expansão da educação básica, de forma democrática, a formação plena do profissional que supere as problematizações do cotidiano escolar e a visão de eficácia  para as práticas educacionais. Coloca-se então, a importância de uma  gestão para a educação, cumprindo as intenções de renovação dos aspectos da formação humana e de seu desenvolvimento, em uma administração que seja boa no presente, construindo um futuro de possibilidades pelos que passarem pela Escola. O profissional de educação, não estará mais só para o cumprimento do magistério em sala de aula e a sua performance amplia-se por uma pedagogia do homem, da sociedade, do mundo do trabalho e do bem ao humano.

A  democratização do conhecimento  e as atuais exigências sócio- culturais para a evolução do crescimento humano incidem em como  formar  profissionais  na  área  da  educação, sob a renovada orientação de gestão voltada à dimensão destas habilidades e competências. Com  a  direção  estabelecida,  democraticamente, para o  conhecimento a gestão da educação   constitui-se na possibilidade de concretizar na experiência humana  a inserção de um modo de pensar coletivo, integrado a todas  as ações, cumprindo seu papel fundamental de  conduzir a educação e o ensino para a realidade contemporânea de práticas educativas, que resultem na organização dos espaços para a construção  da cidadania, da justiça entre os homens e da igualdade de oportunidades a um mundo de exclusão, de sofrimento nas desigualdades e injustiças sociais. A concepção de educação não mais atingindo poucos, mas, congraçando a todos, pela nova visão de superar com a gestão,  uma práxis de coesão, integração   confere às organizações e espaços educacionais o ambiente dos valores fundamentais dos homens e dos saberes, garantindo ao mundo das relações um cenário de equilíbrio e de novas perspectivas para a existência humana nas sociedades.

Document info
Document views547
Page views547
Page last viewedTue Jan 17 17:29:06 UTC 2017
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments