X hits on this document

626 views

0 shares

0 downloads

0 comments

32 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

Pedagogia e as Novas Tecnologias

Iolanda B. C. Cortelazzo

iolanda.cortelazzo@utp.br

Programa de Mestrado em Educação

Universidade Tuiuti do Paraná

Pedagogia e as Novas Tecnologias

A sociedade deste início do século XXI, conhecida, agora, como Sociedade do Conhecimento, não pode dispensar a educação formal que se sistematiza na instituição escola, ainda que homens e mulheres, crianças, adolescentes  e jovens, sejam bombardeados por informações pelos mais diferentes meios de comunicação, na rua, nas igrejas, nos bancos, nos estádios de futebol e, mesmo em casa.  Porém, essas informações  que se deslocam, envelhecendo e morrendo com velocidade cada vez maior (Gadotti, 2002, p.32)  pelo avanço das novas tecnologias, precisam ser selecionadas, avaliadas, compiladas e processadas para que se transformem em conhecimento válido, relevante  e necessário para o crescimento do homem como ser humano em um mundo sustentável.

Visto que a presença das tecnologias nos mais diversos setores da sociedade contemporânea, é irreversível, orientar os professores para uso das novas tecnologias de informação e de comunicação como tecnologias interativas em projetos pedagógicos tanto no seu desenvolvimento contínuo quanto na sua prática pedagógica se faz urgente. A urgência se deve não apenas no sentido de preparar os indivíduos para usá-las, mas principalmente, para prepará-los como leitores críticos e escritores conscientes das mídias que servem de suporte a essas tecnologias. Não basta ao cidadão, hoje, aprender a ler e escrever textos na linguagem verbal. É necessário que ele aprenda a ler outros meios como o rádio, a TV, o videogame, o programa de multimídia, o programa de computador, as páginas da WWW. Ao usar as tecnologias, é fundamental que ele não se deixe usar. É essencial que os professores se apropriem, portanto, das diferentes tecnologias de informação e  de comunicação, aprendendo a ler e a escrever as diferentes linguagens,  representações usadas nas diversas tecnologias.

Este artigo pretende apresentar algumas indicações e reflexões que possam orientar a otimização dessa apropriação por estudantes de Pedagogia.

Os cursos de Pedagogia não devem abrir mão dessa responsabilidade que vem sendo assumida por técnicos e professores  de informática, comunicadores, engenheiros,

Document info
Document views626
Page views626
Page last viewedSat Jan 21 09:31:20 UTC 2017
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments