X hits on this document

481 views

0 shares

0 downloads

0 comments

33 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

que acabam por enfocar apenas os aspectos operacionais das tecnologias de informação e de comunicação e não se referem  a uma complexidade de relações de poder, de manipulação, de formação e, mesmo, de filosofia que estão subjacentes à sua introdução na escola. É momento de se organizarem equipes multidisciplinares com esses profissionais e compartilhar seus saberes de modo que haja aprendizagem significativa tanto por parte dsos professores em relação à tecnologia quanto desses profissionais técnicos em relação à prática pedagógica. Assim a atuação com os alunos não será só operacional, nem só pedagógica e conceitual.

É fundamental que se tenham claros os conceitos e termos com os quais vou trabalhar neste texto e na preparação dos docentes para o uso das Tecnologias de Informação de Comunicação para melhor compreensão do texto.

Significados

Entendendo por  tecnologia a aplicação de um conhecimento científico ou técnico, de um “saber como fazer”, de métodos e materiais para a solução de um dado problema, este texto tratará das Tecnologias de Informação e das Tecnologias de Comunicação como mediadoras do processo de ensino e aprendizagem e como tecnologias colaborativas.

Tecnologia de Informação  designa  toda forma de gerar, armazenar, processar e reproduzir a informação. Exemplos de suportes de armazenamento de informações são o: papel, os arquivos, os fichários, as fitas magnéticas, os discos óticos. Dispositivos que permitem o seu processamento são  os computadores e os robôs, e exemplos de aparelhos que possibilitam a sua  reprodução  são  a máquina de fotocopiar, o retroprojetor, o projetor de slides.

Tecnologia de Comunicação designa toda forma de veicular informação. Tem-se  como meios de veiculação, incluindo as mídias mais tradicionais, os pergaminhos, os tambores na selva, os livros, o fax, o telefone, o jornal, do correio, o telex, as revistas, o rádio, a TV, o vídeo, as redes de computadores, até a Internet.

Na atualidade, os diferentes usos dessas mídias se confundem e passam a ser característicos das Tecnologias de Informação e de Comunicação, que mudam os padrões de trabalho, o tempo, o lazer, a educação, a saúde e a indústria e criam uma nova sociedade, novos ambientes de trabalho, novos ambientes de aprendizagem um  novo tipo de aluno que precisa de um novo tipo de professor.

Document info
Document views481
Page views481
Page last viewedFri Dec 09 08:24:49 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments