X hits on this document

431 views

0 shares

0 downloads

0 comments

34 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

As  tecnologias de informação e de  comunicação, usadas na comunicação social,  estão cada vez mais interativas,. pois permitem a interação dos seus  usuários (que não são mais só receptores)  com recursos que lhes permitem escolhas e caminhos diferentes, como o vídeo interativo , a TV a Cabo, os programas de multimídia, e a  Internet.  São tecnologia que permitem a elaboração e manipulação conjunta de conteúdos específicos por parte do emissor (professor/aluno) e do receptor (aluno/professor), codificando-os, decodificando-os, recodificando-os conforme as suas realidades , as suas histórias de vida e a cultura em que vivem; permitindo uma comunicação mais dinâmica, alternando os papéis de emissor (professor/aluno) e receptor (aluno/ professor), de ensinante e aprendente, como co-protagonistas e colaboradores da ação educativa.

Incorporar de forma inteligente as tecnologias interativas significa: adotar uma postura positiva e interdisciplinar em relação à tecnologia; manter as características identificadoras da cultura popular e nacional; trabalhar com as   tecnologias de informação e de  comunicação como elementos emancipatórios na prática pedagógica.

Tecnologia colaborativas são as tecnologias que permitem a otimização do trabalho em equipe colaborativo.  Esclarecendo, as tecnologias de informação e de comunicação podem ser usadas para se atingir objetivos individuais isoladamente. Assim, quando um professor pesquisa em bases de dados da Internet e, ao descobrir textos interessante, guarda-os para seu uso particular em sua biblioteca virtual individual (em disquete, CD-ROM ou no disco rígido de seu computador), os seus objetivos individuais estão sendo contemplados. Se, por outro lado, comunica a existência desses textos a outros professores que estão trabalhando com ele(a) em um projeto comum, propondo uma leitura e discussão conjunta através dos serviços da própria Internet (e-mail, fórum de discussão ou teleconferência), essa tecnologia se reveste de uma característica que otimiza a colaboração, daí  ser então denominada de tecnologia colaborativa. O computador ou a rede de computadores não são os únicos meios que servem a tecnologia colaborativa. Outros suportes tradicionais como o livro, o audiocassete, e mesmo o videocassete podem ser caracterizados como suportes de uma tecnologia colaborativa se forem usados como apoio para o compartilhamento de um trabalho de equipe que tem objetivos comuns. Assim quando gravo minhas impressões sobre um texto em uma fita de áudio e recebo de volta essa fita (ou uma cópia dela que também foi distribuída para todos os elementos da equipe) com as

Document info
Document views431
Page views431
Page last viewedTue Dec 06 22:32:06 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments