X hits on this document

439 views

0 shares

0 downloads

0 comments

35 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

impressões de meus outros colegas, utilizo-me de uma tecnologia tradicional como tecnologia colaborativa.

Aprender para ensinar

Ao se trabalhar, adequadamente, com essas tecnologias, constata-se  que  a aprendizagem pode  se dar com o envolvimento integral do indivíduo, isto é, do emocional, do racional, do  seu imaginário, do intuitivo, do sensorial em interação, a partir de  desafios, da exploração de possibilidades, do assumir de responsabilidades, do criar e do refletir juntos (Kenski,1996, p.146).

Trabalhar com as tecnologias de forma interativa nas aulas de cursos escolares requer: a intencionalidade de aperfeiçoar as compreensões de alunos sobre o mundo natural e cultural em que vivem. Faz-se,  necessário o desenvolvimento contínuo de interações cumulativas desses alunos com dados e informações sobre o mundo e a história de sua natureza, de sua cultura, posicionando-se e expressando-se, de modo significativo, com os elementos observados, elaborados que serão melhor conhecidos, melhor sabidos.

O lay-out das salas de aula deverão mudar, como já mudaram em algumas instituições de ensino no Brasil e estão mudando em muitas regiões do mundo. Esta é a parte visível da introdução de novas tecnologias na educação. Mas, hoje, como no final do século XIX quando se introduziu o quadro negro na sala de aula, ou na década  de 20 do século XX, quando se tentou introduzir o cinema na Educação, a implantação se inicia e continua com a criação de uma certa infra-estrutura tecnológica e um programa de utilização sem que os professores sejam treinados operacionalmente, capacitados metodologicamente e filosoficamente para a utilização dessas novas tecnologias na sua prática pedagógica.  

O papel do professor tem que mudar também, e os cursos de Pedagogia precisam preparar os professores  para  não perderem o controle da tecnologia que são solicitados ou se dispõem a usar em suas salas de aulas. Os professores precisam aprender a manipular as tecnologias e ajudar os alunos a, eles também, aprenderem como manipulá-las e não se permitirem serem manipulados por elas. Mas para tanto, precisam  usá-las para ensinar, saber de sua existência, aproximar-se das mesmas, familiarizar-se com elas, apropriar-se de suas potencialidades, controlar sua eficiência e seu uso e criar

Document info
Document views439
Page views439
Page last viewedWed Dec 07 09:29:20 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments