X hits on this document

511 views

0 shares

0 downloads

0 comments

36 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

novos saberes e novos usos, para poderem estar, de fato, no controles das mesmas e poderem orientar seus alunos a “lerem” e “escreverem” com elas.

As tecnologias de informação e de comunicação tem estado à disposição do ser humano desde que os homens escreveram nas cavernas, pela primeira vez, usando carvão e substâncias para tingir em rituais religioso ou de caça. Ao longo da história do homem, o armazenamento e a comunicação da informação para se resolver determinadas situações foram se aperfeiçoando, mas continuam encontrando resistência por parte de professores na sua apropriação e na sua utilização. Os  professores podem tirar o que há de melhor dessas tecnologias. Devem ter consciência, ao utilizá-las, que elas não são neutras, e  que  se deve  questionar o que representam, revertendo o seu uso em proveito da sua prática pedagógica tanto quanto em proveito da aprendizagem de seus alunos.

Os alunos têm diferentes estilos de aprendizagem que se expressam em diferentes formas de representações. Uns são mais auditivos, outros são mais visuais; uns precisam de textos que completem as imagens; outros precisam de imagens que complementem os textos. Uns são mais lineares na aprendizagem, outros, precisam de uma certa hipertextualidade. Enfim, as diferentes formas de expressão podem ser otimizadas em um primeiro momento, aumentando a auto-estima do aluno, para depois, aproximá-lo das formas de expressão que lhe apresentam maiores dificuldades, orientando-os a desenvolverem novas habilidades.

Se os professores conhecerem, manipularem e controlarem essas tecnologias, cujos meios formam uma rede de mídias, poderão orientar seus alunos a trabalharem com elas, a desmistificarem seu uso, a decodificarem sua linguagem e tornarem-se leitores e escritores proficientes dessas mídias e quando necessitarem do apoio da tecnologia saberem fazer as escolhas apropriadas. Os professores não devem substituir as “velhas tecnologias” pelas novas, devem, antes, se apropriar das novas para aquilo que elas são únicas  e resgatar os usos das  velhas em rede com as novas, ou seja, usar cada uma naquilo que ela tem de específico e, portanto, melhor do que a outra.

O uso e controle das tecnologias devem servir ao professor não só em relação à sua atividade de ensino, mas também na sua atividade de pesquisa. E a pesquisa com as novas tecnologias tem características diferentes que estão diretamente ligadas à procura da informação.

Document info
Document views511
Page views511
Page last viewedSat Dec 10 20:54:24 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments