X hits on this document

548 views

0 shares

0 downloads

0 comments

56 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

e da investigação da realidade, para que possa intervir  e fazer sua ação pedagógica relacionada com os componentes da prática educativa, ou seja, a criança, o professor e o contexto em que vivem. Cabe, pois, considerar os valores e princípios  presentes na concepção de criança, sociedade, conhecimento, educação e cultura, necessários à contextualização sóciopolítica da formação do pedagogo crítico, reflexivo, pesquisador, criativo e comprometido com a responsabilidade social e inovadora  na educação infantil.

A perspectiva da relação pedagogia-educação infantil considera necessária a mobilização frente às  discussões sobre a reorganização institucional e legal da educação de crianças de zero a seis anos como, também, pelo campo educacional que aponta para uma nova concepçãoda infância e para a exigência de  uma formação geral e cultural continuada dos professores para a educação infantil, instaurando e fortalecendo os processos de mudança na perspectiva de um profissional pedagogo, especialista nas questões da educação, um cientista da educação e pesquisador da prática educativa, como resposta aos desafios que a criança solicita em seu desenvolvimento. É um desafio permanente que se impõe para pensar e realizar uma pedagogia que invista em fazeres e saberes pedagogicamente comprometidos com uma educação humanizadora de nossas crianças.

Referências

BALAGUER,I. Entrevista. Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre, n.7,  nov1998/jan1999. p.27.

BONDIOLI,A. Manual de educação infantil de 0 a 3 anos. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

BRASIL,BRASÍLIA. LDB-Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.1996.

_______.CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer 022/98. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil.. Brasília:,1998.

_______.Estatuto da criança e do adolescente. Lei 8.069/90.Rio de Janeiro:DP&A,2001.

_______.Referencial curricular nacional para a educação infantil. vols.I, II e III, Brasília: MEC-SEF,1998.

Document info
Document views548
Page views548
Page last viewedTue Jan 17 17:35:51 UTC 2017
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments