X hits on this document

402 views

0 shares

0 downloads

0 comments

6 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

Sabe-se que o Curso de Pedagogia gravita em torno da criança, do jovem ou do adulto que freqüentam  a Escola e da formação dos  profissionais da Educação para atuarem na Gestão Educacional, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil.

Nesse universo, o acadêmico “aprende a conhecer” e “aprende a fazer” a escolaridade básica e as formas de socialização, ou seja, conhece, ensina e aprende como ser um membro da sociedade.

Sendo a educação  acima de tudo um ato social e  o trabalho do professor,  principalmente, formular representações de nós mesmos, dos outros e de nosso ambiente físico e social,  é praticamente impossível elaborar ou esboçar projetos pedagógicos sem a compreensão de que a realidade social é uma construção humana e que as utopias constituem inspirações para projetos. Esse entendimento  é formado também pelo estudo do encadeamento das idéias defendidas pelos   “clássicos” e por posturas transdisciplinares.  

Nos Fundamentos da Educação  analisa-se e explica-se, através da metodologia e do engajamento reflexivo  inevitável das ciências sociais com o tema -  ações humanas historicamente constituídas -”, a sociedade como práticas sociais reproduzidas em uma diversidade indefinida de meios.   Mas quais são as práticas sociais  reproduzidas na Educação pelas políticas educacionais no Brasil?   A Escola e a Família têm consciência da importância de sua participação na construção da realidade social através da prática real?  Como a Escola e a Família vão se completar na busca de soluções para a Vida e para a Educação?  

No Brasil, segundo  pesquisa recente, há uma legião de 32 (trinta e dois) milhões de pessoas famintas que não conseguem assumir o cuidado e a formação de suas crianças e adolescentes. A crise que o Estado do Brasil enfrenta como um país com pouca poupança interna e má administração do dinheiro público, certamente  agrava os problemas econômicos do universo familiar daqueles que estão abaixo da linha da pobreza, resultando em maiores dificuldades. Revela também que há um total de 9 (nove) milhões de famílias indigentes.

Portanto, a condição  de  pobreza e de  indigência enfrentada pelas Famílias brasileiras merece ser percebida sob novas perspectivas e considerações;   alguns aspectos devem ser reconhecidos pela Escola  sobre  o problema que as

Document info
Document views402
Page views402
Page last viewedMon Dec 05 01:56:02 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments