X hits on this document

449 views

0 shares

0 downloads

0 comments

64 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

Pedagogia e Educação a Distância

Profª Denise Fernandes Goulart denise.goulart@utp.br

Profª Ivana Barbosa Paulatti ivana.paulatti@utp.br

Profª Rosilda Maria Borges Ferreira rosilda.ferreira@utp.br

Profª Vânia Fernandes Fraga vania.fraga@utp.br

Coordenadoria de Educação a Distância

Universidade Tuiuti do Paraná

Introdução

Ir à escola e dedicar a ela um período de tempo em local estruturado, seguindo regras sócio-culturais e educacionais, faz parte da vida de todos os que têm a oportunidade de freqüentar uma instituição escolar.

Esta realidade, no entanto, vem mudando, e, segundo o Professor Cassiano Zeferino de Carvalho Neto “haverá tempo em que a escola, a casa do aluno e o mundo constituirão os lugares da Educação”.

O avanço tecnológico e os novos meios de comunicação, estão mudando a realidade escolar, pressionando o sistema no sentido da construção de uma Sociedade da Informação, que facilite o acesso ao conhecimento.

Neste sentido, a Educação a Distância, vem como resposta a esta necessidade social.

Breve Histórico

As primeiras experiências em EAD datam de 1813 e sua institucionalização ocorreu no final do século XIX, com a criação de universidades em vários países da Europa: Universidade Aberta da Grã-Bretanha (Open University), a Universidade de Wisconsin, a Fernuniversität na Alemanha, a UNED na Espanha, que apresentaram propostas de qualidade e transformaram-se em modelos de ensino a distância.

Mais recentemente na América Latina podemos citar a Universidade Aberta da Venezuela, a Universidade de Estatal a Distância da Costa Rica, a Universidade Autônoma do México, o Sistema de Educação a Distância da Universidade de Brasília (UNB), entre outros.

Document info
Document views449
Page views449
Page last viewedWed Dec 07 20:52:27 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments