X hits on this document

506 views

0 shares

0 downloads

0 comments

65 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

No Brasil podemos citar também outras instituições que ofertam EAD: a Universidade do Anhembi, Universidade Virtual, Unicamp; em Curitiba temos a Universidade Federal do Paraná, Universidade Eletrônica do Brasil, PUC – PR, FAE e a partir de março de 2002, iniciamos a implantação de EAD na Universidade Tuiuti do Paraná.

Apesar de todos estes anos, com experiências muito bem sucedidas em alguns países, a EAD sofre resistências e preconceitos.

A grande preocupação é com a qualidade do ensino e com o compromisso do professor com a Educação e a obrigatoriedade de apropriar-se de ferramentas tecnológicas (que lhes são desconhecidas), Quanto ao aluno a preocupação é com o modelo de educação mais focado em sua disciplina, com a auto-aprendizagem e com a regulação de seu tempo de estudos, antes bem determinado pelo modelo presencial (local e horários).

A EAD, apoiada no avanço tecnológico, nos faz vislumbrar um modelo educacional, que não tem mais volta; isto é, um modelo que veio para ficar, porque vem dando respostas positivas para o mundo contemporâneo.

Ao atingir um número maior de pessoas que não têm condições de frequentar a escola, da forma como ela se apresenta, por questões de tempo, distância,  fatores  econômicos,  e  outros,  a EAD  vem  sendo vista como um modelo transformador do paradigma atual presencial: professorXaluno face a face desenvolvendo competências e habilidades.

O objetivo primordial da EAD, é a (re) significação de um paradigma educacional, que não responde mais aos anseios e perspectivas deste século, principalmente para a população adulta.

Dr. Santiago Castilho Arredondo, titular da UNED / Madrid / Espanha, propõe uma definição para EAD: “A educação / ensino a distância, é um sistema didático-tecnológico, organizado para promover / facilitar o processo de ensino-aprendizagem, a um número massivo de alunos, individuais e autônomos, separados e dispersos, sem a presença física simultânea do professor, dotada de recursos docentes, administrativos e de serviços necessários, que possibilitam a intercomunicação bidirecional entre professores e alunos; mediante a utilização de meios didáticos específicos e a aplicação dos novos recursos tecnológicos e o apoio assistencial do Professor Tutor”.

Document info
Document views506
Page views506
Page last viewedSat Dec 10 12:25:50 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments