X hits on this document

458 views

0 shares

0 downloads

0 comments

66 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

No entanto, não podemos incorrer no erro de pensar que a EAD vai solucionar todos os problemas educacionais brasileiros.

Ela pode sem dúvida nenhuma auxiliar a grande massa de brasileiros – jovens e adultos – que necessitam de alfabetização; que necessitam se profissionalizar e/ou reciclar, diante das exigências de um mundo em constante mudanças, ampliando oportunidades de estudo e emprego.

Assim sendo, a EAD tem uma proposta metodológica e um sistema de avaliação diferente do modelo presencial.

Metodologia

EDUCAÇÃO, ENSINO OU APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA?

Educação a Distância é uma modalidade que, embora feita a distância, mantém uma preocupação em articular conteúdos, objetivos e a iniciativa do educando, como qualquer processo pedagógico. A EAD não se resume a um material instrucional com uma seqüência ordenada de conteúdos, de forma que o educando possa assimilá-los. Embora esta preocupação esteja contida no processo de elaboração do material didático, não pode ser elemento central. Esta distorção se justifica pela preocupação exclusiva com a lógica interna do conteúdo, acreditando que o material didático, quando preparado obedecendo a esta lógica, por si só assegura o aprendizado de qualquer educando.

É necessário esclarecer o que se entende por processo educativo: educar não é simplesmente fazer com que o aluno memorize uma seqüência de informações; trata-se de fazer com que o aluno seja capaz de compreender conceitos a partir da vinculação dos mesmos com sua realidade próxima e de reinterpretá-los.

Ensino a distância é o ensino que não implica a presença física do professor indicado para ministrá-lo no lugar onde é recebido, ou no qual o professor está presente apenas em certas ocasiões ou para determinadas tarefas.

Ensino: instrução, transmissão de conhecimentos e informações, adestramento, treinamento.

Educação: prática educativa, processo ensino-aprendizagem que leva o indivíduo a aprender a aprender, a saber pensar, criar, inovar, construir conhecimentos, participar ativamente de seu próprio crescimento.

Document info
Document views458
Page views458
Page last viewedThu Dec 08 02:29:55 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments