X hits on this document

497 views

0 shares

0 downloads

0 comments

67 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

Evidentemente há situações e objetivos que se esgotariam no “ensino”, mas a proposta mais abrangente e fundamental está, por certo, na “educação”.

A omunicação em Educação a Distância

Etimologicamente a palavra comunicação vem do latim communicare que é o ato intencional de pôr em comum: idéias, desejos e emoções, de forma clara, atraente e direta. Por isto, em EAD, todos os cuidados devem ser tomados para evitar ruídos, que serão muito prejudiciais, porque o professor não estará ao lado do aluno para resolver, de imediato, dúvidas que surjam.

Como a comunicação se realiza por diversos meios (a fala, a escrita e o gesto), veiculados pelo próprio emissor ou através de reprodução sonora e/ou visual, utilizando recursos eletroeletrônicos (multimídia), deixa de ser unicamente lingüística para assumir uma natureza semiótica, pois são muitos os elementos de que se utilizam os especialistas em recursos didáticos.

Deve-se encarar a EAD como um instrumento para reduzir distâncias. Assim sendo, o professor deverá preparar o material didático de modo a garantir a qualidade da relação e da comunicação entre ambos.

Materiais didáticos preparados por professores especialistas altamente capacitados constituem-se no meio por intermédio do qual o aluno adquire conhecimentos, desenvolve hábitos e atitudes de estudo, sem a presença física do docente. O tão almejado autodidatismo vai sendo construído pelo próprio aluno, constituindo-se em ganho para toda a vida e extrapolando os benefícios diretos de experiências vivenciadas na prática do aprender a distância.

Interatividade e Interação

As facilidades de comunicação oferecidas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), vêm modificar as possibilidades de interação a distância simultânea ou diferida, pondo à disposição dos sistemas, de seus estudantes e professores, técnicas rápidas, seguras, eficientes e, em alguns casos, mesmo baratas, como e-mail, por exemplo.

A característica principal destas tecnologias é a interatividade, característica técnica que significa possibilidade de o usuário interagir com uma máquina.

Document info
Document views497
Page views497
Page last viewedSat Dec 10 04:28:19 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments