X hits on this document

515 views

0 shares

0 downloads

0 comments

68 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

INTERAÇÃO – ação recíproca entre os sujeitos que pode ser direta ou indireta (mediatizada por algum veículo técnico de comunicação, como por exemplo, carta ou telefone).

INTERATIVIDADE – termo que vem sendo usado indistintamente com dois significados diferentes em geral confundidos: de um lado a potencialidade técnica oferecida por determinado meio (Por exemplo, CD-ROMS de consulta, hipertextos em geral ou jogos informatizados), e de outro, a atividade humana do usuário, de agir sobre a máquina, e de receber em troca uma “retroação” da máquina sobre ele.

Em situações de aprendizagem a distância, a interação pessoal entre professores e alunos é extremamente importante e neste caso o uso do telefone pode ser de grande eficácia, sendo totalmente diferente do uso pelo estudante de um programa informático, mesmo que este lhe ofereça muitas possibilidades interativas: na primeira situação há intersubjetividade e retorno imediato, troca de mensagens de caráter socioafetivo, enquanto na segunda há busca e troca de informações. Em ambas as situações pode e deve ocorrer a aprendizagem, e os dois tipos de meios evocados podem e devem ser úteis e complementares para EAD.

A interação não se dá apenas entre aluno e material instrucional, alunos entre si, alunos e tutor, alunos e instituição de ensino. Dá-se também, entre os demais elementos que compõem o universo do aluno (história de vida, família, trabalho, classe, outros grupos a que pertença).

Diante da diversidade, é preciso atenção para valorizar as diferenças, estimular idéias, opiniões e atitudes, desenvolver a capacidade de aprender a pensar, assim como levar o aluno a obter o controle consciente do aprendido, retê-lo e saber aplicá-lo em outro contexto. Observa-se então, que a distância não é apenas um espaço físico, mas também psicológico, sociológico, cultural, econômico, filosófico, entre outros.

A interação professor-aluno na Ead se faz intermediada por um meio, recurso ou material estrategicamente elaborado, que estimule a auto-aprendizagem, suprindo a ausência física dos participantes do curso.

A Metodologia utilizada deve permitir a comunicação ativa entre todos os participantes do ambiente, fazendo com que toda a informação necessária ao desenvolvimento e aquisição do conhecimento seja acessível a todos. Além disso, é indispensável que esse ambiente virtual permita a realização de questionamentos

Document info
Document views515
Page views515
Page last viewedSun Dec 11 02:44:17 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments