X hits on this document

380 views

0 shares

0 downloads

0 comments

69 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

coordenados pelos tutores (professores), que gerem discussões permitindo a comunicação a qualquer hora entre alunos e professores.

Os métodos em EAD devem buscar reduzir a distância interpessoal promovendo a interação entre professor-aluno e aluno-aluno, garantindo a aprendizagem e a transferência de mensagens.

Material Didático

O material didático deve ser uma ferramenta básica de aprendizagem e como princípio ser necessariamente auto-explicativo: permitindo a auto-aprendizagem; motivador: incentivando e estimulando ao estudo; variado: senso adequado aos vários estilos de aprendizagem.

Características do material didático:

Interatividade: permitindo ao aprendiz um papel ativo e proporcionando-lhe uma construção do seu aprendizado em nível de sensibilização diferenciado.

Praticidade – possibilitando-lhe encontrar as informações para entender qualquer ponto que não tenha compreendido.

Autonomia – permite que o aprendiz “navegue” livremente pelo material proposto implicando estruturação própria do seu conhecimento.

O Professor na Aula

O tutor é um elemento importante e indispensável na rede de comunicação que vincula os cursistas à instituição de ensino promotora do curso, pois, além de manter a motivação dos alunos, possibilita a retroalimentação acadêmica e pedagógica do processo educativo. Deve ter o conhecimento da matéria em que atua como tutor e domínio das técnicas indicadas para o desenvolvimento da ação tutorial, em suas diversas formas e estilos. Um bom docente cria propostas de atividades para a reflexão, apóia sua resolução, sugere fontes de informação alternativas, oferece explicações, facilita os processos de compreensão; isto é, guia, orienta, apóia e nisso consiste seu ensino.

O tutor ideal deve ter algumas qualidades básicas, como: autenticidade, amadurecimento e estabilidade emocional, conhecimento de si mesmo, empatia, inteligência, rapidez mental, cultura social, confiança nos outros, liderança, capacidade de ouvir, entre outras.

Document info
Document views380
Page views380
Page last viewedSat Dec 03 11:10:00 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments