X hits on this document

629 views

0 shares

0 downloads

0 comments

73 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

Apesar de suas características peculiares, não há um modelo preestabelecido para avaliar em EAD.  Os especialistas em avaliação que anunciam a quebra de velhos paradigmas já estão sendo ouvidos e compreendidos. Poucos docentes ainda ignoram as vantagens de uma avaliação mais democrática, justa, qualitativa e significante.

Instrumentos de Avaliação

Como avaliar?

O rendimento do aluno se verifica por meio de instrumentos avaliativos, que podem ser aplicados em diversas situações:

Avaliação Presencial:

São provas com tempo, espaço e situação delimitados, sob a supervisão de um representante da instituição. Todos os alunos do curso/disciplina estão na mesma situação.

O aluno poderá demonstrar que os trabalhos realizados a distância são fruto de seu esforço pessoal.

Avaliação A Distância

O espaço e a situação nesta modalidade estão livres para o aluno, porém com datas, limites para entregar os trabalhos e atividades. Apresenta-se normalmente como atividades que devem ser respondidas e enviadas ao professor, através de meios como correio, fax ou E-mail.

Novas formas de comunicação, propiciadas pelas inovações tecnológicas, são de grande utilidade para a avaliação a distância. Os mesmos critérios da avaliação presencial podem ser observados por meios assíncronos e/ou síncronos.

A avaliação a distância pode realizar-se por meio da AUTO AVALIAÇÃO.

Sendo a EAD uma modalidade voltada para a aprendizagem independente ou auto-aprendizagem, é imprescindível que o aluno seja também seu próprio avaliador, e seja estimulado a exercer essa atividade com freqüência, desenvolvendo uma autonomia crítica sobre seu próprio trabalho.

A aprendizagem significativa é reflexiva, construtiva e auto-reguladora, as pessoas são construtoras de seus próprios conhecimentos. O modo como o estudante organiza, estrutura e utiliza as informações é um fator primordial na avaliação. A realidade de cada aluno deve ser levada em consideração numa avaliação em EAD, pois, sem isso, as habilidades individuais serão mais difíceis de identificar.

Document info
Document views629
Page views629
Page last viewedSat Jan 21 18:25:11 UTC 2017
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments