X hits on this document

649 views

0 shares

0 downloads

0 comments

74 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

Conclusão

Diante deste cenário, podemos concluir que a Escola, necessita mudar, em seus aspectos: estruturais e pedagógicos.

Esta nova sociedade que se descortina, exige um professor diferente, um aluno diferente, que atuam num mundo em constante transformação. Não educamos mais “para o futuro”, porque o futuro é hoje e, educar hoje, significa cooperar, trabalhar junto, abrir-se para novas áreas do conhecimento, numa visão multidisciplinar.

Ser professor hoje, significa (re) significar a profissão, dar novo sentido à missão e segundo Paulo Freire “... ser professor hoje, é viver inteiramente o seu tempo, é conviver; é ter consciência e sensibilidade... não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores...”

“... O professor hoje é um mediador do conhecimento, diante do aluno que é o sujeito de sua própria formação; é um aprendiz permanente, um construtor de sentidos, um cooperador, e, sobretudo, um organizador da aprendizagem...”

Se esta é a realidade atual, se o cyberespaço é o espaço da aprendizagem, a proposta de EAD, está pedagogicamente correta. Não está aí para substituir o modelo presencial, mas para agregar esforços no sentido da melhoria da qualidade da educação.

Referências

ANTUNES DE SÁ, Ricardo, MARTINS, Onilza Borges, POLAK, Ymiracy Nascimento de Souza. A educação a distância: um debate multidisciplinar. UFPR, 1999.

BELLONI, Maria Luísa. Educação a Distância. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

GIACOMANTONIO, Marcelo. Os meios audiovisuais. Martins Fontes. SP, 1976.

LAASER, Wolfram (Org.). Manual de criação e elaboração de materiais para a educação a distância. Brasília: CEAD; Editora Universidade de Brasília, 1997.

LANDIM, Claudia Maria M. P. F. Educação a Distância: algumas considerações. Rio de Janeiro, 1997.

Document info
Document views649
Page views649
Page last viewedSun Jan 22 20:59:04 UTC 2017
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments