X hits on this document

415 views

0 shares

0 downloads

0 comments

82 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

Estas configurações da sociedade civil organizada, têm expressado, desafiado e colocado propostas que se contrapõem ao processo de mundialização em curso encabeçado pela globalização do capital7, influindo ou demandando influir na formulação e gestão das políticas públicas.

Nesta perspectiva, é possível afirmar que as diversas expressões da participação social dos sujeitos e atores coletivos, na contemporaneidade brasileira, têm ampliado e ocupado os “espaços públicos de se fazer política”. Consideramos, assim, que as experiências ou experimentos de participação social na atualidade têm trazido à política um novo significado: a política entendida como forma de sociabilidade (TELLES, 2000), e têm provocado mudanças, inclusive, no sentido da democracia, desenvolvendo “a idéia de que a democracia não é só um regime político, mas é um regime de vida” (RIBEIRO, 2000), . tem trazido

Se ainda é válido afirmar com WEFFORT (1985) que “a desgraça de quem não se interessa por política é ser governado pelos que se interessam”, então, esta ampliação do espaço público e a socialização da política - possibilitada pelos movimentos sociais entre outras formas de participação social -, pode provocar o adensamento e enraizamento da democracia neste país.

Isto têm um significado pedagógico de grande relevância, uma vez que se opõe ao secular aprendizado de subordinação da população brasileira que promove a noção de que a política é coisa de técnicos-especialistas (NOGUEIRA, 2001) ou de políticos profissionais.

Referências

AVELAR, L. Mudanças Estruturais, Crise Política e Eleições. São Paulo em Perspectiva Revista SEADE, 8 (2): abr-jun, 1994.

BOSCHI, R. R. A Arte da Associação Política de Base e Democracia no Brasil. Rio de Janeiro, Vértice, 1987.

CAMACHO, D. Movimentos sociais, algumas discussões conceituais. In: SCHERER-WARREN, I. & KRISCHKE, P. (org.)- Uma Revolução no Cotidiano? Os novos movimentos sociais na América Latina. São Paulo, Brasiliense, 1987.

CARONE, E. Movimento Operário no Brasil. São Paulo, Difel, 1979.

7 Globalização esta, que extermina, abafa e se apropria de bens culturais, recursos materiais locais e regionais.

Document info
Document views415
Page views415
Page last viewedMon Dec 05 20:43:32 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments