X hits on this document

400 views

0 shares

0 downloads

0 comments

85 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA

Edson Luiz Linczuk

edson.Linczuk@utp.br

Pedagogia, FCHLA

Universidade Tuiuti do Paraná

Muito mais que estabelecer uma relação entre a Educação Física e a Pedagogia, este estudo pretende demonstrar como a Educação Física contribui ou pode contribuir no processo de aprendizagem em todos os níveis escolares, dentro de seus valores e conteúdos, que acredita-se corresponder com os objetivos educacionais da Pedagogia.

Para tanto, iniciar-se-á buscando uma definição do que é a Educação Física, diferente das definições tradicionais, como “ ciência que estuda o movimento humano”.

MEDINA(1983) citado por OLIVEIRA(1994), define Educação Física como: “ A arte e a ciência do movimento humano que, através de atividades específicas, auxiliam no desenvolvimento integral dos seres humanos, renovando-os e transformando-os no sentido de sua auto-realização e em conformidade com a própria realização de uma sociedade mais justa e livre.”

Já para PEREIRA(1988), “ É a parte da educação do ser humano que acontece a partir, com e para o movimento. A educação física é um meio de educação social que ocorre através – e para – a prática consciente, processual, metódica de atividades físicas gímnico desportivas, que valorizam o conhecimento do corpo humano e objetivam o seu desenvolvimento. Educação Física é a educação corporal, via exercitação física, realizada necessariamente sob o prisma pedagógico, de unidade sócio-biológica, que pelo desenvolvimento e treinamento de habilçidades motoras e qualidades físicas, psíquicas e morais que visa a plena elevação cultural, harmoniosa e integral do homem.”

GLASER(1981), define Educação Física como: “Um aspecto da educação, por parte de um todo; portanto tem os mesmos fins da educação, isto é, formar o indivíduo física, espiritual e moralmente sadio”.

Aqui, rapidamente adota-se o conceito de que a Educação Física pode ser a ciência que estuda a ação humana, tanto do ponto de vista motor quanto social. Estuda o homem como agente transformador, que lança mão de suas ações, movimentos e expressões corpóreas; da sua cultura e consciência corporal em si, para determinar e transformar o mundo e sua vida material. Por isso justifica-se o estudo de conteúdos

Document info
Document views400
Page views400
Page last viewedSun Dec 04 21:13:12 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments