X hits on this document

405 views

0 shares

0 downloads

0 comments

88 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

Desta forma, a Educação Física no Brasil, teve suas origens marcadas pela forte influência das instituições militares, que por seu lado, foram influenciadas e “contaminadas” pelos princípios positivistas de manutenção da ordem social para chegar-se ao “Progresso e ao Desenvolvimento” do país. Assim, “a Educação Física no Brasil, desde o século XIX, foi entendida como um elemento de extrema importância para forjar o indivíduo forte, saudável, indispensável à implantação do processo de desenvolvimento do país”. (CASTELLANI Fº, 1988, p.38 e 39).

Esta tendência Higienista(Educação do Físico/Saúde Corporal), não deve-se apenas aos militares, mas também aos médicos da época, que dentro da sua produção acadêmica, como já citado anteriormente, em referência a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro; também influenciaram nos padrões de conduta física, moral e intelectual da sociedade. Influência esta, que vem da Europa do século XVIII onde a medicina era muito mais como técnica geral da saúde, do que propriamente “serviço das doenças ou arte das curas”, pois o médico de certa forma estabelecia algumas condições morais(higienistas) à família européia. (CASTELLANI Fº, 1988, p. 40-41).

A força física, a energia física, transformava-se em força de trabalho; os exercícios físicos então, passam a ser entendidos como “receita” ou “remédio”. O trabalhador, até então, cheio de moléstias acarrentadas pelo seu modo de vida, deveria adquirir um corpo saudável, ágil e disciplinado exigido pela nova sociedade capitalista; desta forma, neste período, a Educação Física correspondeu plenamente aos interesses da classe social hegemônica. (SOARES, 1992, p.51).

Foi por influência higienista que os educadores passaram a defender a introdução da ginástica nos colégios, apesar da resistência da elite que via com preconceitos a prática da atividade física, porque valorizava o trabalho intelectual. A Educação Física era, inclusive por seus defensores (como por exemplo Rui Barbosa), algo relacionado apenas ao corpo, separado do espírito e do intelecto, dentro de uma visão dual do homem. O surgimento dos métodos ginásticos na Europa, foi uma necessidade de sistematização dos exercícios físicos formativos.

“No Brasil, especificamente nas quatro primeiras décadas do século XX, foi marcante no sistema educacional a influência dos métodos ginásticos e da instituição militar”.(SOARES, 1992, p.53). A educação Física era assim concebida, como atividade exclusivamente prática.

Document info
Document views405
Page views405
Page last viewedMon Dec 05 07:45:07 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments