X hits on this document

379 views

0 shares

0 downloads

0 comments

91 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

Já no período pós-guerra, começa a despontar no Brasil a influência do caráter esportivo, que vai firmando-se paulatinamente, à partir do Método de Educação Física Desportivo Generalizado, fazendo com que até hoje, os esportes determinem o conteúdo da Educação Física Escolar.

À partir da Pedagogia Tecnicista, no início dos anos 60, passa-se a atribuir à escola, a função de preparar e qualificar tecnicamente os trabalhadores para um futuro trabalho industrial, fruto do “milagre econômico”. Esta teoria desenvolvimentista, sustentava-se no discurso do crescimento econômico e na ascensão social individual, contribuindo assim para o desenvolvimento do Capitalismo, produzindo mão-de-obra qualificada. (RIGO & CHAGAS, CBCE, 1990, p.179).

No tecnicismo, a proposta pedagógica em Educação Física é uma proposta competitivista, com os conteúdos centrados primordialmente nos esportes, dentro de uma visão biológica ou biologizante, que objetiva a performance e o rendimento motor.

O esporte foi altamente promovido pelo governo brasileiro, nas décadas de 60, 70 e 80, pelos “princípios da racionalidade, eficiência e produtividade” (SOARES, 1992, p.54).; atrelado à Pedagogia Tecnicista.

Como o tecnicismo foi implantado na educação, durante o Regime Militar, dentro das premissas de ordem social e fortalecimento do sistema capitalista, em contraposição aos movimentos de esquerda que eram sufocados no país; o conteúdo esportivo na Educação Física veio a atender com plena eficiência aos interesses do poder, em formar jovens “dóceis e saudáveis” e preparados para uma sociedade competitiva. Assim, o tecnicismo busca por meio do esporte, um “campeão”, promovendo a seletividade, reproduzindo valores dominantes, como disciplina e obediência, não estimulando a crítica e a criatividade.(GUILHERMETI, Revista da Educação Física da UEM, 1991, p.14).

“O governo militar investiu na Educação Física em função de diretrizes pautadas no nacionalismo, na integração nacional e na segurança nacional, tanto na formação de um exército composto por uma juventude forte e saudável como na tentativa de desmobilização das forças políticas oposicionistas”.(BRASIL, PCN’s, 2000, p.22).

No caso da Educação Básica, a iniciação esportiva (à partir da 5ª série), tornou-se um dos eixos fundamentais para a busca de novos talentos que pudessem vir a participar de competições internacionais representando o país. A Educação Física

Document info
Document views379
Page views379
Page last viewedSat Dec 03 10:41:56 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments