X hits on this document

502 views

0 shares

0 downloads

0 comments

92 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

tornou-se elitista e classificatória (categorização).

Ao contrário da pedagogia tradicional, aqui o autoritarismo e o controle dos movimentos dos alunos, acontecem de forma mais sutil, visto que os professores trabalham de forma diferente com os diversos grupos de alunos: os que fazem parte das seleções e equipes escolares e aqueles que são rejeitados, por não possuirem condições de atingir os padrões mínimos necessários para fazerem parte da elite esportiva da escola. (RIGO & CHAGAS, Revista CBCE, 1990, p.182).

O professor, nesta pedagogia, assume um caráter de técnico esportivo, com o intuíto  de melhorar a eficiência motora e física do aluno com ênfase nas técnicas esportivas, e também, formar e selecionar futuros atletas que venham possivelmente a representar a nação

Como meio de resistência e contraposição ao Tecnicismo e a ditadura militar, começam a ganhar adeptos no início dos anos 70, as correntes pedagógicas centradas na dialética e nas teorias críticas da educação, ganhando força e maior solidez, por volta dos anos 80; tendências estas, de cunho progressista e interessadas em propostas pedagógicas voltadas para os interesses da maioria da população e democratização da sociedade.         

Na década de 80, novas tendências começam a surgir na Educação Física: “Como o Brasil não se tornou uma nação olímpica e a competição esportiva da elite não aumentou o número de praticantes de atividades físicas. Iniciou-se então uma profunda crise de identidade nos pressupostos e no próprio discurso da Educação Física, que originou uma mudança significativa nas políticas educacionais.”(BRASIL, PCN’s, 2000, p.23).

Dentro das Pedagogias Progressistas, a Educação Física perde sua ênfase no caráter meramente esportivo, e começa a ganhar características de nível histórico, crítico e social, com a introdução de elementos como aulas teóricas sobre os conteúdos, aulas de história e filosofia da Educação Física, além de contextualizações, discussões e análise de textos sobre os conteúdos programados.

Coloca-se como necessidade a compreensão da Educação Física enquanto processo educacional no interior do processo histórico de desenvolvimento da sociedade; e, a partir deste entendimento, estabelecer quais os limites e possibilidades de atuação da Educação Física no processo de transformação social. (GUILHERMETI,

Document info
Document views502
Page views502
Page last viewedSat Dec 10 07:15:45 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments