X hits on this document

368 views

0 shares

0 downloads

0 comments

93 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

1991, p.15).

“Considera-se na avaliação que o patrimônio cultural que se expresa nas possibilidades corporais, no acervo de conhecimentos sobre a cultura corporal, se diferencia de acordo com a condição de classe dos alunos.” (SOARES, Coletivo de autores, 1992, p. 105).

Os conteúdos são integrados, os domínios psicomotor, cognitivo e afetivo são vistos de uma forma globalizada, visando a expressividade corporal do aluno, dentro de uma formação crítica.

Torna-se difícil porém, afirmar que os profissionais de Educação Física, são fiéis na sua prática profissional, a todos os elementos que caracterizam uma pedagogia ou outra.

“Se levarmos em conta a educação brasileira tal como se desenvolve em nossas escolas nos dias atuais, veremos que as diferentes tendências...estão, ao mesmo tempo, presentes na prática pedagógica dos professores e educadores em geral...de tal forma que elas se cruzam e interpenetram.”(SAVIANI, 1998, p.40).

Algumas respostas carecem de uma teorização mais ampla sobre os fundamentos da Educação Física Escolar, como por exemplo: Quais os valores desenvolvidos pela mesma na escola? Qual a sua real contribuição ao processo educativo? E, quais as relações que podem ser estabelecidas com a Pedagogia?

No que se refere aos valores desenvolvidos pela mesma na escola, HURTADO (1988), classifica alguns valores, como: biológicos e fisiológicos (saúde, qualidades físicas e valores estéticos); psicológicos (valores psíquicos ou emocionais); sociais (camaradagem, disciplina, responsabilidade, liderança, etc., valores morais ou éticos). Segundo a “Carta Brasileira de Educação Física” (CONFEF,2000), a Educação Física pelos seus valores, deve ser compreendida como um dos direitos fundamentais de todas as pessoas...e que ao promover uma educação efetiva para a saúde e ocupação saudável do tempo livre de lazer, constitui-se num meio efetivo para a conquista, de um estilo de vida ativo, dos seres humanos. (p.11). É também, um caminho privilegiado de Educação, pelas suas possibilidades de desenvolver a dimensão motora e afetiva das pessoas, principalmente das crianças e adolescentes, conjuntamente com os domínios cognitivos e sociais, e por tratar de um dos mais preciosos recursos humanos, que é o corpo.

Document info
Document views368
Page views368
Page last viewedFri Dec 02 18:36:07 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments