X hits on this document

477 views

0 shares

0 downloads

0 comments

95 / 176

PEDAGOGIA EM DEBATE ON LINE – TEXTOS   Livro Virtual

O conteúdo esportivo, apesar de introduzido na escola com objetivos ideológicos, se bem trabalhado com coerência, competência e alguns cuidados com a competitividade e a seletividade, pode desenvolver capacidades e habilidades motoras; condicionamento físico-orgânico; capacidade de raciocínio; formação de valores e comportamentos, que reforçam a moral; a sociabilização; tomadas de decisão; auto-superação, perda da timidez; motivação e auto-realização.

As lutas, a dança e o folclore, também possuem enorme valor na formação do aluno crítico, no sentido do desenvolvimento da expressão corporal; do conhecimento histórico das atividades culturais e folclóricas; da criatividade; do ritmo corporal; dos movimentos naturais; dos aspectos afetivos (sensibilidade); harmonia e equilíbrio psicológico.

Dentro desses conteúdos, pode haver uma integração entre a Educação Física e a Pedagogia no sentido de que a finalidade principal das duas áreas, como já foi dito anteriormente, é a formação global do indivíduo em todos seus aspectos. Conteúdos como a recreação, os jogos, as brincadeiras, as danças, o folclore e atividades complementares como acantonamento, passeios, etc.; além da própria psicomotricidade, podem ser trabalhados em conjunto por pedagogos e profissionais de Educação Física, numa troca de conhecimentos específicos de cada área, numa integração que só vem a trazer benefícios para ambos os lados, para a Educação e, principalmente para o aluno.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física. Brasília: Ministério da Educação, 2.000.

Carta Brasileira de Educação Física. Conselho Federal de Educação Física – CONFEF. Belo Horizonte: Agosto/2000.

CASTELLANI Filho, Lino. Educação Física no Brasil: A história que não se conta. Campinas, SP: Papirus, 1988.

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: Teoria e prática da educação física. 3ª edição. São Paulo: Scipione, 1992.

GLASER, Niroá Zuleika Rotta Ribeiro. A educação física nas séries iniciais do ensino de 1º grau em Curitiba. Curitiba: UFPR, 1981.

Document info
Document views477
Page views477
Page last viewedFri Dec 09 04:35:45 UTC 2016
Pages176
Paragraphs1648
Words55761

Comments