X hits on this document

25 views

0 shares

0 downloads

0 comments

2 / 11

Diseño en Palermo. Encuentro Latinoamericano de Diseño.

1 UMA REVOLUÇÃO FEMININA

A lingerie5 é um composto de peças de roupa de baixo femininas que determina uma única peça ou a composição delas. Como roupa de baixo, ela tem como objetivo funcional proteger as partes íntimas e os órgãos sexuais das roupas que usamos por cima destas e preservar as próprias roupas do contato que os órgãos têm com agentes nocivos e da sudorese produzida. A preservação, portanto, dá-se tanto das roupas pelos órgãos, como da proteção dos órgãos pelas roupas. Contudo, a lingerie é mais do que proteção, pois, além de funcional, como quaisquer outras peças de roupa, apresenta uma relação simbólica de funcionalidade estética.

Associada ao desejo, “feeling sexy is simultaneously about desiring and being desiring about being a subject and being an object.” (STORR, 2003, p. 92) Estar sensual, sentir-se dessa forma, faz parte de uma construção que ocorre com a mulher, uma constituição de desejo, onde ora ela é um sujeito da ação, ora ela se torna um objeto.6

Como produto ideal de moda, a lingerie se destaca no mercado por ser uma peça de desejo mais do que incomum. A associação do sexo ao ato de comer, explicitada pela Designer de Jóias Regina Machado7, leva em conta a pesquisa que a designer fez, em que explana que a associação fálica dos alimentos é aplicada diretamente à indústria da moda; e o marketing juntamente com campos afins aplica essa simbologia para o desenvolvimento de desejo do produto (informação verbal) 8. Esse desejo é fomentado pela indústria e uma associação dessas resulta na percepção e oportunidade de design explicados por Regina Machado, em que o produto é valorizado e associado por uma necessidade básica do ser humano: o ato de comer.

5 “A origem da palavra vem do francês e significa toda peça do vestuário feita em linge (fios de linho, algodão, náilon, etc.). Um dos primeiros registros de cobertura para os seios e o órgão sexual feminino remonta aos séculos III e IV a.C. na Sicília, durante a prática de ginástica por mulheres” (DIÁRIO DO NORDESTE ON-LINE, 2008).

6 Tudo isso leva em conta o valor da peça diante da pesquisa feita com mulheres heterossexuais, descartando o uso da lingerie em outros públicos que não seja esse, já que seriam analisados em outros estudos específicos.

7 8 Carioca, graduada em Arquitetura e especialista em História da Cultura. Informação obtida durante a palestra intitulada “Transitus e Trends” no Evento Epidemia Design. O evento Epidemia Design é a 5ª Semana de Design das Faculdades Nordeste (FANOR). Ocorreu entre os dias 5 e 8 de novembro no Espaço Mix do Centro Cultural do Dragão do Mar de Arte e Cultura (algumas atrações ocorreram em outros espaços), em Fortaleza, no Ceará.

Actas de Diseño. Facultad de Diseño y Comunicación. Universidad de Palermo. ISSN 1850-2032

Document info
Document views25
Page views25
Page last viewedSat Dec 10 01:08:45 UTC 2016
Pages11
Paragraphs111
Words4490

Comments