X hits on this document

20 views

0 shares

0 downloads

0 comments

5 / 11

Diseño en Palermo. Encuentro Latinoamericano de Diseño.

até, símbolo de rebeldia, protesto e renovação. O marketing de moda hoje se utiliza desses signos quando desenvolve as suas pesquisas e aplica suas ferramentas a esse artigo, consolidando um produto inovador que vende conceito e não só matéria bruta.

No início dos anos 1920, as mulheres mais jovens não queriam exibir seios grandes, dessa forma utilizavam espécies de sutiãs que apertavam o seio contra o busto. Eram peças confeccionadas a partir de um tecido leve. Ela ainda ressalta que as roupas de baixo da época eram em cores brancas, pretas ou beges. A moda da roupa feminina e da roupa de baixo também se remodela com o início que viria a surgir com o liberalismo, que marcaria fortemente a nova formatação da roupa de baixo feminina. E, assim, a nova simbologia dos aspectos visuais para essas peças de roupa seriam foco para sua existência como produto.

2 O PRODUTO E SUA RELAÇÃO SIMBÓLICA

Há uma necessidade humana em se relacionar com a visualidade. Desde necessidades imediatas e práticas, questões triviais da vida cotidiana, a necessidades mais elevadas de auto-expressão, a partir de um estado de espírito ou uma idéia. As circunstâncias são muitas, dadas essencialmente por fatores de relação com o visual, classes de dados visuais, em função de pessoas, objetos, lugares. Tem como finalidade demonstrar, ensinar e informar, através da inspiração do belo para a obtenção do efeito estético, da preservação da memória, do registro, reprodução, identificação e, especialmente, da ampliação do processo de comunicação. Em resposta a isso, necessidades cotidianas e essenciais, o homem produz e consome inúmeras formas de apresentação de dados visuais (FONTOURA, 2007, p. 5).

A vida do ser humano baseia-se em como o animal pensante, o ser vivente posiciona-se em relação ao sentimento que nutre com objetos e a visualidade que deles transmitem o poder e o valor de tê-los e carregá-los consigo. O efeito estético é construído pelo desdobramento que existe entre outros indivíduos e o(s) próprio(s) objeto(s). O consumo de um produto de moda vem dessas significâncias, de como ele se apresenta na nossa sociedade do efêmero, em que o pertencimento ora é vital, ora é passageiro, ora é o mais importante item do momento, ora é a releitura de uma tendência passada.

Actas de Diseño. Facultad de Diseño y Comunicación. Universidad de Palermo. ISSN 1850-2032

Document info
Document views20
Page views20
Page last viewedThu Dec 01 23:37:42 UTC 2016
Pages11
Paragraphs111
Words4490

Comments