X hits on this document

21 views

0 shares

0 downloads

0 comments

8 / 11

Diseño en Palermo. Encuentro Latinoamericano de Diseño.

As fibras naturais, como o bambu, são uma resposta a tendências contemporâneas referentes à responsabilidade sócio-ambiental12. Novos componentes têm sido estudados para que a sustentabilidade venha sendo mais do que uma tendência na contemporaneidade; entretanto, uma forma de compreender a tecnologia como acesso e respeito do uso da natureza que envolve nosso ambiente. Além disso, é perceptível a inovação cada vez mais em função do conforto, como é o caso das lingeries sem costura. O mercado cearense já pensa nessa tecnologia e, como afirma

  • o

    estilista Marleudo Costa, a técnica e suas inovações devem ser implementadas na

fabricação da moda no vestuário cearense para conseguir desenvolver essas novidades. Mesmo assim, apesar da falta de preparação das pequenas empresas no Ceará, é importante ressaltar a força de produção deste estado e que o mesmo responde, de acordo com o estilista, como o segundo pólo do país a produzir lingeries. Mais ainda, é importante salientar que o mercado precisa de preparo e que é inevitável, se levarmos em conta o tamanho dele, sua adaptação à nova tecnologia. Faltam políticas públicas sobre o assunto, fato que dificulta a adoção de medidas com respostas mais viáveis. Entretanto, a tecnologia vai ser implementada nas empresas de grande porte que têm o arsenal e o capital para investimento, um preparo mais latente, por assim dizer. Dessa forma, será questão de tempo e investimentos, que as empresas de menor porte seguirão essa tendência.

Os tecidos conhecidos como tecidos inteligentes, por exemplo, possuem suas estruturas alteradas de modo a adicionar qualidades não existentes, a princípio, às suas originais. Atualmente, muitos utilizados nos segmentos de roupa íntima, eles têm uma grande variedade de atributos para tratamento do corpo, ou simplesmente para propiciar certos efeitos de sentido, como a sensação de conforto. Uma vez utilizados como materiais constituintes de lingerie, eles possuem, na peça final, um agir, um saber, e poder sobre a usuária, o que os tornam modalidades da origem pragmática no primeiro caso e cognitivas no segundo (VINCENTINI; CASTILHO, 2008, p. 390, grifos das autoras).

As estruturas dos tecidos inteligentes servem justamente para responder aos anseios do consumidor, agregando novidade, alterando a estrutura original que busca uma melhoria à resposta da pesquisa do marketing. A novidade consiste em mostrar ao consumidor a pontencialidade do produto, uma vez que a tradução de

12 Apesar desse apelo do marketing, a comunicóloga Carol Garcia explicita no evento Senac Debate Moda em Fortaleza, no Ceará, que a fibra é utilizada como estratégia para manter um falso uso do marketing de produto auto-sustentável, enfatizando ela, que a fibra por ser alimento dos ursos panda, tem sido explorada sem estudos específicos que não danifiquem o meio-ambiente.

Actas de Diseño. Facultad de Diseño y Comunicación. Universidad de Palermo. ISSN 1850-2032

Document info
Document views21
Page views21
Page last viewedSat Dec 03 11:05:38 UTC 2016
Pages11
Paragraphs111
Words4490

Comments