X hits on this document

28 views

0 shares

0 downloads

0 comments

9 / 11

Diseño en Palermo. Encuentro Latinoamericano de Diseño.

tecnologia nos dias atuais é uma mistura de técnica, saber e desenvolvimento de poderio eletrônico.

É interessante notar o que Vincentini diz a respeito do poder que essa tecnologia nas peças causa na usuária. O marketing, a comunicação (a propaganda e a publicidade em geral), parece ter se apropriado do conceito de independência e transposto no produto esse conceito, como agora forma de dominar a mulher, o próprio ideal utilizado por elas, na indústria do vestuário foi fator predominante que se utilizou dos mesmos recursos para desenvolver o conceito. Lembrando que na moda é comum situações do gênero: a adoção de ideologia para desenvolver o controle, é algo que na moda acontece comumente em seu sistema, como foi no caso da absorção das culturas hippie e punk e como acontece em todas as subculturas dentro do sistema de moda. São adaptadas e absorvidas pelo sistema, assim como discorre Sue Jenkyn Jones (2005) quando comenta a teoria do bubble-up e a teoria do trickle- down13. A tecnologia não fica de fora quando se apropria das pessoas e dos seus desejos, dominando a esfera projetada pela indústria, pois como forma de controle social sugestiona o consumidor a agir da forma que se estabelece a dominação feita por ela. É importante perceber o uso de aplicação de conhecimentos científicos da lingerie a questionamentos sobre sua própria utilização em situações em que há uma visibilidade do uso dessa tecnologia como controle social, marketing ou simplesmente, uma mera venda de produtos.

Atualmente, a mulher tem a possibilidade de vestir uma peça que vai além de sua função básica, regenerando, hidratando e perfumando a pele. São tecidos que interagem com o corpo, liberando gradualmente os princípios ativos. O material possui em sua composição microcápsulas com nutrientes e oxidantes, envolvidas por uma membrana que se rompe pela ação da acidez da pele, pelo aumento de temperatura, ou, ainda, pelo próprio atrito do tecido. Toda essa tecnologia chegou à intimidade das consumidoras. Existem calcinhas com forro em algodão 100% tratado com o produto antibactéria desenvolvido para previnir irritações , podem ser infecções e odores indesejados. Em sutiãs,

adicionadas às fibras microcápsulas com Aloe Vera, substância natural que possui propriedades regeneradoras para beneficiar a pele dos seios (PEZZOLO, 2007, pp. 253-254).

A tecnologia existe para favorecer o cliente em muitos aspectos. Talvez, ainda esteja longe de nós, no Ceará, a adoção dessa tecnologia para acesso à massa.

13 Duas teorias desenvolvidas por Jones em que discutem o ciclo de saturação e efervescência da esfera da moda, tanto na base como no topo da sociedade.

Actas de Diseño. Facultad de Diseño y Comunicación. Universidad de Palermo. ISSN 1850-2032

Document info
Document views28
Page views28
Page last viewedSat Dec 10 21:07:43 UTC 2016
Pages11
Paragraphs111
Words4490

Comments