X hits on this document

Word document

ACCESS - Criação e Consulta de uma Tabela - page 1 / 8

20 views

0 shares

0 downloads

0 comments

1 / 8

ACCESS - Criação e Consulta de uma Tabela

Pedro Cosme da Costa Vieira, 2003, Faculdade de Economia do Porto, Porto

1. INTRODUÇÃO

Como já referido quando da leccionação do Excel, uma tabela é um quadro organizado de informação em que, numa dimensão é definida a estrutura da informação e na noutra é guardada a informação referente a cada indivíduo: os registos.

Em termos operacionais, a estrutura da tabela é uma lista dos items de informação, os campos, que vão ficar guardados de cada indivíduo. Por exemplo, define-se que ficará guardado de cada cliente o número de contribuinte, o nome, a morada, o código postal e a data de nascimento. Em cada registo guarda-se a informação referente a um indivíduo. No exemplo, um registo poderia ser “647384576; António Luis Silva; R. Afonso de Espingarda - 45 - 2 Drt; 4200-456 Espirito de Cima; 22-09-1961”. Dada a prévia definição da estrutura, sabemos que “647384576” é o número de contribuindo de um indivíduo.

2. CRIAÇÃO DE UMA BASE DE DADOS ACCESS

Teremos que criar o ficheiro onde vai ficar guardada a Base de dados, depois, definir a estrutura da tabela e finamente entroduzir os registos.

Criação do ficheiro com a Base de Dados

No ACCESS define-se a estrutura em “modo design” e introduzem-se os registos em modo tabela”. No entanto, antes de se criar a tabela, temos que criar um ficheiro que a vai conter juntamente com outros objectos que iremos estudar. Assim, abrindo-se o ACCESS, cria-se uma base de dados vazia seleccionando “Blank Database” e clicando em OK (primeira figura), e aparece um Browser para escolhermos o nome, com extensão mdb, e local de gravação da nossa base de dados (segunda figura) e gravamos com Create (terceira figura):

Document info
Document views20
Page views20
Page last viewedMon Dec 05 13:54:53 UTC 2016
Pages8
Paragraphs70
Words1891

Comments