X hits on this document

109 views

0 shares

0 downloads

0 comments

11 / 38

e a necessidade, cada vez maior, de iniciativas empresariais que possam promover o desenvolvimento com equilíbrio econômico, social e ambiental. Nesse momento, em que o impacto da produção e consumo sobre o meio ambiente está em foco, esquenta a discussão entre a questão ética e econômica e coloca-se em dúvida a aplicabilidade de estratégias guiadas pela ótica da responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.

                           Considerando esse novo cenário de negócio, este trabalho pretende discutir o uso do marketing social como ferramenta de negócio e sua aplicabilidade nas empresas.

                           Embora já tenha sido visto como um modismo, o Marketing sustentável resistiu e hoje é considerado uma ferramenta importante para o planejamento das organizações, buscando sempre o crescimento e desenvolvimento do negócio de forma lucrativa e promissora, aproveitando racionalmente os recursos e oportunidades que existem.

3.1  MARKETING SOCIAL.

                            O conceito de marketing social sustenta que a organização deve determinar as necessidades, desejos e interesses dos mercados-alvo, e então proporcionar aos clientes um valor superior de forma a manter ou melhorar o bem-estar do cliente e da sociedade. É a mais recente das filosofias de marketing. A administração de marketing concentra-se em equilibrar três fatores ao definir sua política de mercado: os lucros da empresa, os desejos do consumidor e os interesses da sociedade. (ZENONE,2006)

                           Nos últimos 30 anos ocorreram importantes transformações na gestão organizacional. O papel da empresa começou a ser repensado na sociedade e o social surgiu como um espaço institucional e um novo campo de oportunidades para as organizações. Essas transformações associadas às mudanças culturais fizeram com que a sociedade despertasse também para uma consciência ambiental, situando o meio ambiente como um dos princípios fundamentais do consumidor moderno.

                           Expressões como cidadania corporativa, ética empresarial e responsabilidade social estão sendo cada vez mais associadas ao marketing social, pelo fato de estarem no mesmo campo semântico.

Document info
Document views109
Page views109
Page last viewedSun Dec 11 01:08:47 UTC 2016
Pages38
Paragraphs276
Words12154

Comments