X hits on this document

73 views

0 shares

0 downloads

0 comments

13 / 38

impactos econômicos, sociais e ambientais e as expectativas daqueles que participam da rede de relacionamentos derivados do negócio.

                            Apoiar o desenvolvimento da comunidade e preservar o meio ambiente não são ações suficientes para atribuir a uma empresa a condição de Socialmente Responsável.

                           Algumas pessoas questionam se a orientação de marketing é adequada a uma época de deterioração ambiental, escassez de recursos, explosão demográfica, fome e miséria em todo o mundo e serviços sociais negligenciados. (KOTLER, 2000)

                            O marketing social é um elemento primordial nas estratégias de marketing e não deve ser visto à parte. É fruto da harmoniosa interação entre o marketing orientado para o consumidor e o marketing institucional, orientado para a imagem. Dessa sintonia entre os três pilares pretende-se alcançar a recíproca nas relações que se estabelecem entre as organizações e a sociedade como um todo.

                           Marketing social é a modalidade de ação mercadológica institucional que tem como objetivo principal atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carências da sociedade relacionadas principalmente às questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição.

                           Os programas baseados no marketing social são trabalhos cuidadosos de pesquisa, que procuram encontrar a raiz do problema social, identificando-se os focos de resistência a uma mudança comportamental e, então, definindo um planejamento de apresentação das idéias, de formulação das propostas e de preparação da estrutura necessária para dar sustentação à campanha. (VAZ, 1995)

                           O marketing social cria e administra todo o processo, cujas ações e resultados passam a construir valores que se agregam aos produtos. O assistencialismo, mesmo se efetuado de forma sistemática, pouco agrega ao conceito da empresa, pois ela não gerencia nem detém o direito autoral e o controle do processo. (KOZEL JÚNIOR, 1997)

                           Vale ressaltar que os inúmeros tipos de problemas sociais estando eles em quaisquer regiões afetam direta ou indiretamente a vida humana, sendo que seu grau de intensidade será determinado de acordo com seu âmbito geográfico. A definição dos problemas sociais de determinas regiões poderão ser fundamentais para a adequação e

Document info
Document views73
Page views73
Page last viewedSat Dec 03 06:44:12 UTC 2016
Pages38
Paragraphs276
Words12154

Comments