X hits on this document

74 views

0 shares

0 downloads

0 comments

18 / 38

e diferenciação são temas cada vez mais presentes na vida dos executivos de marketing, que percebem que o desenvolvimento de estratégias emocionais e éticas, aliadas às tradicionais formas de impacto racional de comunicação da marca, podem fazer a diferença não apenas na cabeça do consumidor, mas também em seu coração e na sua alma. 

                           E esta competição não afeta apenas o mercado corporativo. As organizações do terceiro setor, estimado em 300 mil em todo Brasil, também disputam entre si o apoio financeiro das empresas e dos doadores, além da consciência pública.   

                           Diante destes novos cenários, surgem no mercado empresas especializadas em desenvolver soluções de Marketing Relacionado à Causa, tendo como desafio mostrar às empresas e entidades do terceiro setor as inúmeras vantagens que estão por trás deste novo tipo de parceria. 

                           Do ponto de vista das empresas, ações de Marketing Relacionado à Causa possibilitam não só o aumento de imagem corporativa, mas também a possibilidade de geração de novos negócios e conseqüente aumento da lucratividade no longo prazo, através de uma filantropia estratégica. Para as entidades do terceiro setor, ações de Marketing Relacionado à Causa possibilita auxiliá-las a maximizar a comunicação da causa e ao mesmo tempo a viabilidade e a garantia da sustentabilidade financeira de seus projetos. Do ponto de vista do consumidor, trata-se de uma conveniente oportunidade de ajudar entidades carentes ou que prestam serviços de cunho social através de suas decisões de compra do dia-a-dia, sem custo extra. 

                           Um exemplo de que é possível para as empresas irem bem financeiramente fazendo filantropia estratégica é a promoção de Marketing Relacionado à Causa desenvolvido por uma das maiores montadoras de automóveis do Brasil, que através de uma parceria estratégica com a Ação da Cidadania, desenvolveu a campanha Revisão Solidária. A mecânica é muito simples: o cliente vai a uma concessionária, doa 1 kilo de alimento não perecível e ganha gratuitamente a revisão de 27 itens do seu carro. Além disso, para cada quilo doado, a Fundação da montadora doa outro quilo de alimento. Esta iniciativa arrecadou 202 toneladas em 2002, e de acordo com informações do departamento de marketing da empresa, em 2001, quando foram arrecadados 100 toneladas, houve um aumento no volume de vendas de serviços de 12,8%, além de um forte ganho de imagem corporativa. 

Document info
Document views74
Page views74
Page last viewedSat Dec 03 07:48:08 UTC 2016
Pages38
Paragraphs276
Words12154

Comments