X hits on this document

102 views

0 shares

0 downloads

0 comments

2 / 38

                           O objetivo do marketing é “o gerenciamento da demanda” (KOTLER e KELLER 2007). Ainda de acordo com os autores, o marketing identifica as necessidades e desejos dos clientes, especifica mercados-alvos e decide sobre os produtos e serviços da empresa.

                           Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2007).

                           A American Marketing Association (AMA) define marketing como “o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais".

                           Para definir o sistema do marketing de forma clara e objetiva surgiram os 4 P’s, ou marketing mix. O primeiro, Produto, é todas as qualidades e variedades de um bem de consumo como nome, embalagem, etc. O segundo, Praça, é onde serão inseridas as ações, são os canais de distribuição. O terceiro é o Preço, condições de prazo. E o último é a Promoção, as estratégias utilizadas para estimular a comercialização.

                           A definição do composto de marketing é o conjunto de ferramentas que as empresas utilizam para atingir seus objetivos de marketing no mercado alvo (KOTLER, 2000).

                           Além dos 4 P’s, ainda existem os 4 A’s: Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação. A Análise é buscar e processar informações importantes para identificar oportunidades, ameaças e tendências do mercado. A Adaptação tem como objetivo ajustar a oferta da empresa e o mercado. A Ativação é o conjunto de ações destinadas a fazer com que o produto atinja os mercados predefinidos pela empresa. E por último a Avaliação, que são os controles para analisar os resultados e ajustar informações e dados.

                           Depois de compreender todo o sistema de marketing, o próximo passo para a elaboração de uma campanha é a segmentação do mercado. A definição de segmentação é o processo de divisão de um mercado em subconjuntos distintos, de acordo com as necessidades ou características. De acordo com  Kotler (1998) segmentação de mercado é o ato de dividir um mercado em grupos distintos de compradores com diferentes necessidades e respostas.

Document info
Document views102
Page views102
Page last viewedFri Dec 09 17:53:12 UTC 2016
Pages38
Paragraphs276
Words12154

Comments