X hits on this document

104 views

0 shares

0 downloads

0 comments

29 / 38

                           A responsabilidade, pelos produtos ou embalagens após o uso, propõe ser uma questão óbvia das empresas, já que a criação dos materiais geradores dos problemas de impacto ambiental é do próprio marketing.

                           Caso semelhante é utilizado pelos fabricantes de pilhas e baterias que também se responsabilizam pelo destino dado aos seus produtos quando perdem a utilidade para seus consumidores. A empresa Monsanto fabricante do herbicida “Roudup” vende esse produto com o compromisso de ter a embalagem devolvida após o produto ser consumido.

                           A grande diferença, no caso, é que esses são exigidos por lei, por causa da toxidade de componentes usados na fabricação.  A interface e outras empresas já fazem isso voluntariamente se credenciando ao Marketing de ecoeficiência.

                           Há ainda, citações populares de uma empresa, fabricantes de tênis nos EUA, que paga em dólar o valor correspondente às despesas de correios para devolução à fábrica do tênis quando o consumidor achar que deve ser descartado.

                            Existem muitos casos esporádicos de empresas que já podem ser consideradas ecoeficientes, contudo para reduzir o volume gigantesco de materiais descartados em lixões, os casos existentes são insignificantes e apenas bons exemplos de um padrão desejável.

RECICLAGEM E COLETA SELETIVA.

                           Devolver à indústria embalagens que vem da indústria. Essa premissa justifica a importância do trabalho de coleta. A coleta seletiva é uma alternativa ecologicamente correta que desvia os materiais do destino, em aterros sanitários ou lixões, devolvendo-os às suas origens de fabricação para reciclagem.

                            Nessa atividade é  preciso destacar a figura dos inúmeros catadores, organizados em cooperativas, que associam entre si  formando importante e conveniente categoria profissional. Os objetivos mais importantes com a reciclagem são: a vida útil dos aterros sanitários são prolongados e o meio ambiente é menos contaminado; o emprego de matéria prima reciclável economiza recursos da natureza.

                           Especialistas desse assunto defendem a idéia de redução do volume de lixo produzido. Isso exigiria uma grande mudança nos padrões de criação de embalagens

Document info
Document views104
Page views104
Page last viewedFri Dec 09 19:58:50 UTC 2016
Pages38
Paragraphs276
Words12154

Comments