X hits on this document

98 views

0 shares

0 downloads

0 comments

3 / 38

O motivo de segmentar o mercado é simples, os consumidores são diferentes, cada um tem uma preferência e um gosto. Um mesmo produto não pode satisfazer todas as pessoas com necessidades diferentes. Quando se conhece o público alvo é fácil direcionar o esforço e as estratégias a serem desenvolvidas.

                           As vantagens da segmentação do mercado são as possibilidades de visar mercados adequados às estratégias e ao produto da empresa. Além disso, a segmentação auxilia a identificação de lacunas no mercado.

                           Mas para segmentar o mercado deve-se levar em conta as informações sobre os públicos compradores do produto, as características de semelhança e as disponibilidades de recursos para atingir os públicos. A segmentação é dividida em quatro partes: Geográfica (região, clima); Demográfica (idade, sexo, religião, renda); Psicográfica (classe social, personalidade, estilo de vida) e Comportamental (benefícios, atitudes, grau de lealdade) (KOTLER, 2000).

                           Depois de definido o mercado-alvo deve-se desenvolver o ciclo de vida do produto. Os produtos têm um começo e um fim e as vendas possuem estágios. O estudo do ciclo de vida de um produto serve para indicar o desempenho de vendas do bem de consumo ao longo do tempo.

                           É divido em quatro etapas: Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio, que são os estágios que o produto passa. A Introdução é quando o produto é lançado. É o período de crescimento devagar das vendas, pois neste momento é que ele começa a ser introduzido no mercado. Neste período, o lucro é quase inexistente porque os investimentos no lançamento do produto são grandes. (KOTLER, 1998).

                           No Crescimento a produção para suprir o mercado, que está aumentando, passa a utilizar padrões de referência. Nessa fase a concorrência passa a ser mais intensa. Esta fase o mercado aceita o produto e existe uma melhoria grande no lucro (KOTLER, 1998).

                           Na Maturidade é que acontecem as reduções das vendas. Isso se deve pela grande aceitação do mercado, o que causa estabilidade dos lucros e muitas vezes até o declínio causado pelos investimentos em campanhas publicitárias. Como os lucros reduzem, a empresa deve buscar diminuir os custos de produção para manter a estabilidade.

Document info
Document views98
Page views98
Page last viewedThu Dec 08 03:16:21 UTC 2016
Pages38
Paragraphs276
Words12154

Comments