X hits on this document

PDF document

ESTUDOS E PESQUISAS Nº 367 - page 73 / 143

313 views

0 shares

0 downloads

0 comments

73 / 143

menor, o que consequentemente, aumentava a procura nas escolas situadas em áreas menos vulneráveis a esses conflitos.

Um elemento que contribui para um universo elevado de crianças matriculadas no ensino fundamental é a quantidade de escolas que atendem a esse segmento, localizadas na Maré. Ao todo são 16 escolas públicas. Por outro lado, em relação ao Ensino Médio, os números não são os mesmos. Apenas 3 escolas atendem a esse público, dessas, 2 atendem apenas no horário noturno. Continuando assim os jovens que não conseguem matrículas nessas escolas e que apresentam dificuldade para estudar fora do bairro estarão fadados a não cursar o ensino médio. Temos ainda uma elevada taxa de analfabetismo entre os adultos acima de 14 anos, chegando a 8%, segundo os dados do Censo Maré.

Como podemos perceber o bairro não possui nenhuma escola que ofereça curso técnico. Há tempo o Colégio Bahia, que oferece ensino médio noturno, oferecia ensino médio profissionalizante nas áreas de administração e contabilidade, mas agora, apenas o curso de Formação Geral que tem duração de 4 anos.

  • O

    bairro tem uma boa oferta de creches e pré-

escola, a grande maioria particular e sem autorização da prefeitura. É preciso investir na melhoria da infraestrutura das escolas, na qualificação dos professores e rever as demandas de vagas para o ensino médio e Educação de Jovens e Adultos. As escolas precisam interagir com as comunidades do bairro, pois da forma como está não passam apenas de feudos sem nenhuma contribuição efetiva na dinâmica das vidas de seus educandos nas comunidades. Dessa forma, acabam contribuindo para

72

Document info
Document views313
Page views313
Page last viewedMon Dec 05 05:21:06 UTC 2016
Pages143
Paragraphs2217
Words18664

Comments