X hits on this document

98 views

0 shares

0 downloads

0 comments

18 / 29

Passaram então a ocorrer reuniões diárias com o Diretor e este grupo e também reuniões de fins de semana de 2 a 3 dias fora do local de trabalho, visando a definição de diretrizes e orientações principais.

Na análise pelo CDR foi enfatizado a orientação da organização por processos e não mais por função, para tanto, uma das orientações do CDR era desconsiderar a estrutura organizacional atual, deviam ser identificados os processos que realmente agregavam valor aos produtos e serviços finais da área de E&P.

Também foram definidas pelo CDR os seguintes objetivos fundamentais que deveriam ser perseguidos:

Produção de ganhos em produtividade, através da simplificação dos processos e da delegação e descentralização para a tomada de decisões;

Otimização dos recursos disponíveis, através da eliminação de redundâncias impostas pela organização funcional;

Crescimento da satisfação das pessoas, proporcionando maiores oportunidades de crescimento técnico e gerencial;

Explicitação dos resultados dos processos, a partir da definição dos processos que tocam diretamente os clientes 4.

A orientação geral foi rever todos os processos, mesmo que isto viesse posteriormente a alterar a estrutura organizacional. Assim, todos os grupos de reengenharia tinham como objetivo trabalhar sempre em termos de processos e não da organização. O que, em um primeiro momento, foi difícil pois normalmente as pessoas já estão habituadas a pensar em organização e não em gestão.

O objetivo também era de formular um processo de mudança seguro e gradual, de forma a evitar descontinuidades e garantir que cada passo representasse um efetivo avanço na direção das melhorias.

Assim, as primeiras orientações foram feitas a todos os gerentes, de todos os níveis, pelo CDR que, traziam mudanças em todas as áreas de apoio, compreendendo as funções de:

Planejamento;

Recursos humanos;

Contratação;

Meio-ambiente e segurança industrial;

Qualidade;

Suprimento de materiais;

Inspeção e manutenção de equipamentos;

Document info
Document views98
Page views98
Page last viewedSat Dec 10 07:57:17 UTC 2016
Pages29
Paragraphs673
Words9209

Comments