X hits on this document

95 views

0 shares

0 downloads

0 comments

21 / 29

Sede concentrada no seu papel principal;

Economia de escala.

Balizados pela Visão e Princípios os CER desenvolveram os processos da cadeia produtiva, conforme apresentado na Figura 2. Com os processos da cadeia produtiva, foram detalhados os demais processos que permeiam e suportam a cadeia produtiva.

Com a explicitação das responsabilidades e produtos intermediários a organização estrutural formal seguiu exatamente aos processos assim definidos, onde cada nova gerência formal ficou responsável por um conjunto de macro- processos e cada macro-processo.

Como exemplo, podemos citar a sistemática utilizada para o detalhamento dos processos da área de tecnologia de informação que, foi elaborado pelos próprios gerentes das diversas áreas de informática, os quais não sabiam à princípio se iriam continuar ou não em alguma nova gerência e tinham como missão definir todos os processos que deveriam existir na função informação e, a partir destes como seria a estrutura organizacional formal. Somente quando foi definida qual seriam os processos e a organização formal a ser utilizada é que, foram designados as gerências responsáveis por cada nova gerência constituída.

Somente no processo de reestruturação da área de informação foram necessários várias reuniões do CER de Tecnologia de Informação que, era constituído por 8 gerentes e cada um contando com as orientações dos seus representantes no CDR e também dos empregados que, nesta área somavam mais de 500 empregados, os quais trabalhavam em subgrupos para levantamento de dados e subsídios com relação as questões técnicas necessárias ao detalhamento dos sub-processos da área de informação.

11. O planejamento e implantação da mudança

Após definidos os novos processos e a nova organização, o que aparentemente era o mais difícil foi necessário iniciar, de fato, algo bem mais complexo e desafiador: "o fazer acontecer".

Para tanto, foi definido uma sistemática de implantação das mudanças que, foi planejado conforme as etapas a seguir detalhadas:

Divulgação da Mudança.

Neste processo de divulgação da mudança foi montado um conjunto de "transparências" contendo os motivadores da mudança, as premissas utilizadas, a visão e os princípios do novo modelo de gestão, a forma de gestão, o novo papel da Sede, a base conceitual antiga ("cumprir a missão constitucional baseada na especialização, integração e agilidade operacional") a nova base conceitual ("cumprir a missão com resultados e com responsabilidade social baseada nos processos de negócio, integração, agilidade operacional, tecnologia e resultados), como seriam cobrados os resultados e a nova organização formal agora orientada a processos e resultados.

Document info
Document views95
Page views95
Page last viewedFri Dec 09 13:47:36 UTC 2016
Pages29
Paragraphs673
Words9209

Comments