X hits on this document

93 views

0 shares

0 downloads

0 comments

23 / 29

Formação de gerentes e implantação de programas de desenvolvimento gerencial.

Este processo era no sentido de manter e fortalecer este programa e ainda mais promover um rodízio de gerências, permitindo assim a formação de um quadro gerencial com uma visão cada mais mais integrada, além de evitar a formação de nichos com visão segmentada que, acabavam apenas defendendo o seu próprio território em detrimento da organização como um todo.

Estudos para reengenharia dos processos.

Com a nova organização, foram definidos os processos a nível macro mas, seria necessário que, no detalhamento destes processos fossem identificadas pontos de melhoria que, seria o detalhamento dos processos a nível de cada gerência.

Levantamento e acompanhamento do clima organizacional.

Este item aparentemente um paradoxo pois como o clima poderia estar bom em uma ambiente de plena mudança ? Mas, foi uma preocupação manter o clima de confiança e um ambiente que propiciasse uma melhoria para os empregados, daí esta preocupação em identificar os possíveis pontos fracos no processo para a sua melhoria.

Deste modo, em momento algum foi imposto para os empregados a sua permanência dentro da nova organização, sendo uma regra a liberação daqueles que, por algum motivo não se sentissem confortáveis na nova organização, o que foi muito importante para o sucesso deste projeto;  

Estudos para implantação do modelo de avaliação de desempenho empresarial.

Para o novo modelo de gestão, com ênfase em resultados, era necessário acelerar a implantação de um sistema contábil gerencial que, permitisse obter indicadores econômico- financeiros mais detalhados e dentro de uma visão contábil gerencial e não somente contábil. Para tanto, foi contratada uma consultoria e o desenvolvimento de um sistema de informações específico para a avaliação do desempenho empresarial.

Considerando os itens acima descritos na implantação do novo modelo de gestão uma das questões levantadas foi: Estamos em plena implantação de um modelo de gestão pela qualidade total, este novo modelo acaba que esta implantação ? Esta questão foi bastante discutida não que fosse verdadeira a colocação mas, foi entendido que a gestão pela qualidade total é um processo logo, não tem fim. A qualidade como uma ferramenta de gestão teria de estar explicitada no novo modelo de gestão. Assim , foi a partir de várias reuniões, foi estruturado o novo modelo de gestão já considerando a gestão pela qualidade total, conforme apresentado na Figura 3.

Foi também necessário estabelecer uma mesma definição para cada um dos elementos do modelo de gestão de forma que todos deveriam entender da mesma forma o modelo. Algumas destas definições foram:

Document info
Document views93
Page views93
Page last viewedThu Dec 08 02:37:18 UTC 2016
Pages29
Paragraphs673
Words9209

Comments