X hits on this document

90 views

0 shares

0 downloads

0 comments

5 / 29

Figura 1 – Fases do Processo de Reengenharia

3. Fase I – Preparando para a mudança 1

A etapa de preparação para a mudança visa a construção de uma base sólida para que o processo ocorra dentro de um entendimento comum do que consiste o processo de reengenharia, o que este processo visa a atender e quais os benefícios esperados por quem se utiliza desta metodologia.

Assim esta etapa irá criar, a nível gerencial, uma massa crítica necessária para qualquer esforço de mudança e também conterá como desafio fornecer uma mudança cultural das pessoas da organização a partir de treinamento, através de cursos e eventos específicos, onde possam ser discutidas a questão reengenharia e como as pessoas devem se posicionar diante deste processo.

Esta preparação é básica para que todos possam se posicionar diante do processo de mudança. Afinal, esta capacidade de mudar e no caso da reengenharia, mudar radicalmente, não é nada fácil, principalmente porque a organização irá necessitar de manter suas atividades e ao mesmo tempo ir se transformando.

Segundo, Michael Beer, Russel A . Eisentat, e Bert Spector, muitos executivos acreditam que, programas institucionais a nível da organização, tais como, a definição da sua missão, programas de treinamento e sistemas com melhor desempenho possam transformar as organizações. Adicionalmente, consideram que a mudança do comportamento das pessoas ocorre a partir da organização formal da companhia e seus sistemas de informação. Esta percepção, puramente mecanicista leva muitas organizações ao fracasso quando da implantação de processos de reengenharia pois, desconsideram um fator fundamental que é o fator humano.

Para uma efetiva mudança é necessário ter como ingredientes três fatores1:

Document info
Document views90
Page views90
Page last viewedWed Dec 07 09:10:10 UTC 2016
Pages29
Paragraphs673
Words9209

Comments