X hits on this document

Word document

Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas ... - page 121 / 160

357 views

0 shares

0 downloads

0 comments

121 / 160

Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais – Ano 03 Nº 05 – 2007

ISSN 1809-3264

Compreensão de leitura em diferentes suportes:

estudo comparativo entre o impresso e o digital

tatiani daiana de novaes

UNISUL-SC

Resumo:Neste estudo de caso, procurou-se verificar, através de oitos questões de interpretação de texto da bateria CL-4 de Tapia e López (2000), se a compreensão de um mesmo texto é maior no suporte impresso ou no suporte digital. A bateria CL-4 (compreensão leitora de número 4) foi adaptada para os dois suportes: impresso e digital. Essas versões foram lidas por voluntários que responderam às oito questões de interpretação. As questões visavam avaliar: a idéia principal, as intenções do autor, a estratégia de identificação da idéia principal em função da estrutura textual, a compreensão da temporalidade, o estabelecimento da referência textual, a compreensão das partículas conectivas, a identificação do tipo de documento de procedência e o conhecimento do significado dos recursos estilísticos. Os resultados foram analisados com base nos pressupostos de Tapia e López (2000). A pesquisa revelou que a leitura no suporte eletrônico influenciou de maneira positiva o resultado da compreensão.

palavras-chave: compreensão, leitura, suporte.

Abstract: In this study of case, it tried to verify, through eigth texts interpretation matters of the battery CL-4 de Tapia and López (2000), whether the comprehension of a same text is larger in the printed support or in the digital support. The battery CL-4 (number comprehension reader 4) was adapted for both supports: Printed and digital. These versions were read by voluntary that answered to the eight interpretation matters. The matters aimed evaluate: The main idea, the author's intentions, the identification strategy of the main idea in function of the textual structure, in time comprehension, the establishment of the textual reference, the comprehension of the connective particles, the document type identification of provenance and the meaning knowledge of the stylistic writs of %error. The results were analyzed with base presuppose us of Tapia and López (2000). The research revealed that the reading in the electronic support influenced of positive way the result of comprehension.

Key-words: Comprehension, reading, support

Introdução

É sobre a leitura e a compreensão do texto digital (hipertexto) que se trata este artigo, que é resultado de uma pesquisa de dissertação de mestrado. O objetivo foi verificar se há diferença na compreensão de um mesmo texto em suportes diferentes - impresso e eletrônico. Teve-se a intenção de descobrir, por meio de questões de interpretação, se a compreensão de um mesmo texto é maior no suporte impresso ou no suporte digital.

Como se vive em um momento privilegiado, entre o velho (momento sem computador) e o novo (momento com computador), os processos cognitivos e modo de ler também estão em um momento de transição. O enfoque da pesquisa justifica-se na medida em que se tem necessidade de refletir sobre essa transição, sobre a leitura de

Document info
Document views357
Page views361
Page last viewedMon Dec 05 18:54:37 UTC 2016
Pages160
Paragraphs2338
Words79461

Comments