X hits on this document

Word document

Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas ... - page 122 / 160

341 views

0 shares

0 downloads

0 comments

122 / 160

Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais – Ano 03 Nº 05 – 2007

ISSN 1809-3264

hipertextos, sobre os processos mentais de recepção e compreensão e sobre a existência e a produtividade da leitura desse novo suporte de texto. Há uma necessidade crescente de se conhecer as características e peculiaridades do hipertexto e do novo modo de ler que ele possibilita, para, assim, apropriar-se de suas possíveis vantagens.

Metodologia

Para avaliar o processo de recepção e de compreensão de textos e hipertextos utilizou-se a metodologia formulada por Tapia e López (2000).

A pesquisa é um estudo de caso exploratório com características experimentais. Através da leitura de um mesmo texto em dois suportes diferentes, impresso e eletrônico, foi feita uma comparação de compreensão. Foram feitas duas análises dos resultados: quantitativa e qualitativa. Por se tratar de uma pesquisa quali-quantitativa, não cabe um cálculo estatístico. Tratou-se de um estudo de caso exploratório comparativo, pois consiste na comparação entre dois enfoques específicos: avaliação da leitura e compreensão de um mesmo texto em dois suportes diferentes - impresso e eletrônico.

Ao avaliar a recepção de textos, segundo Tapia e López (2000), deve-se procurar saber se o leitor consegue:

a) Pressupor o tema da leitura e, eventualmente, as razões que fazem com que o autor use alguns recursos específicos para expressar-se. Fazer inferências a partir dos aspectos sintáticos e semânticos do hipertexto, em especial, perceber se o leitor:

- Representa, adequadamente, a referência temática do texto.

- Identifica ou não a referência dos pronomes e das expressões anafóricas.

- Representa, adequadamente, a temporalidade.

- Representa, adequadamente, a modalidade certa, possível ou provável dos enunciados.

- Representa, adequadamente, as implicações dos conectivos ou partículas.

- Identifica o contexto documental.

b)Percebe a estrutura (argumentativa, poética, narrativa, etc.) que o sujeito reconhece no texto.

c)Usa estratégias para identificar a informação importante.

d) Identifica, corretamente, a intenção comunicativa do autor.

e) Ativa os conhecimentos prévios.

Este trabalho não busca, a partir da análise quantitativa, fazer generalizações dentro de um universo mais amplo. O pequeno número de voluntários que responderam à bateria CL-4 utilizada não permite expandir o resultado encontrado.

Sujeitos da pesquisa

A colaboração dos sujeitos foi voluntária. Participaram da pesquisa trinta leitores voluntários, alunos do primeiro ano do curso de Letras/Português e Letras/Português - Espanhol de uma universidade paranaense. Quinze alunos estão cursando Letras/Português e os outros quinze alunos estão cursando Letras/Português - Espanhol.

Procedimentos

Os testes foram realizados na própria universidade, durante uma hora-aula, em 19 de março de 2007. Os trinta alunos voluntários foram divididos em dois grupos. Metade dos alunos fez a leitura do texto em suporte impresso e a outra metade fez a leitura do mesmo texto, em suporte digital. As questões de interpretação de texto são padronizadas e do tipo objetiva. A divisão da sala, o fato de cada aluno realizar a leitura em um suporte apenas, impresso ou eletrônico, e o fato de ser o mesmo texto em dois suportes diferentes

Document info
Document views341
Page views345
Page last viewedSun Dec 04 23:46:30 UTC 2016
Pages160
Paragraphs2338
Words79461

Comments