X hits on this document

Word document

Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas ... - page 123 / 160

420 views

0 shares

0 downloads

0 comments

123 / 160

Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais – Ano 03 Nº 05 – 2007

ISSN 1809-3264

baseia-se em pesquisas similares, como a de Carla Viana Costarelli (2005) na Universidade Federal de Minas Gerais.

Os testes foram realizados em laboratório, com o grupo que fez a leitura em suporte eletrônico, e na sala de aula, com o grupo que fez a leitura em suporte impresso. Cada participante respondeu às questões de interpretação e realizou a atividade em uma carteira ou em um computador individualmente. Os trinta voluntários levaram, em média, uma hora-aula, ou seja, quarenta e cinco minutos para realizar o teste.

Esta pesquisa foi devidamente aprovada pelo Conselho da universidade paranaense e os participantes assinaram termo de consentimento livre e esclarecido.

Instrumento de pesquisa

O texto de Tapia e López (2000) com oito questões de interpretação da bateria CL- 4 utilizado neste trabalho é um texto artificial, visto que foi criado para uma bateria de testes do Ministério da Educação da Espanha. Embora se possa questionar o fato de o teste ter sido elaborado originalmente para alunos da Espanha, optou-se por adotá-lo no Brasil em versão portuguesa, por ter sido elaborado e já testado por equipe de especialistas em avaliação de leitura, coordenada por Tapia.

O teste de compreensão de leitura se limitava ao texto em suporte impresso. Para fins deste estudo, elaborou-se uma versão do texto em estrutura hipertextual. Desta forma, o hipertexto constitui-se numa adaptação do texto de Tapia e López para utilização em suporte eletrônico, cujo acesso está disponível em:

http://ferpaula.sites.uol.com.br/tatiani/

A recepção e compreensão do texto que segue foi medida através de questões objetivas de interpretação. As questões foram as mesmas para os dois suportes de texto. Segue o texto e as questões objetivas de interpretação:

"Nós, os espanhóis, felizmente, não somos racistas. Temos outros defeitos, mas é sabido de todos que o racismo não nos afeta em nada, nem um pouquinho. Por exemplo, um mercado público de Madrid acaba de contratar guardas particulares para que impeçam os ciganos de andar pedindo esmola entre as bancas. Esses homens empenham-se tanto em sua tarefa que não se limitam a expulsar aqueles garotos pegos em flagrante, com a mão estendida e a boca aberta, mas, às vezes, cortam o mal pela raiz, não deixando que entre no mercado nenhuma pessoa com o tom de pele escura. Há dias as portas do prédio público estão abarrotas de mulheres de cor cobre que assaltam as mulheres de cor branca com um modesto pedido: por favor, compre-me um frango, senhorita, porque não me deixam passar para comprá-lo. Mas isto não tem nada a ver com o racismo: a culpa é dos ciganos, que, como se sabe, são inoportunos. Tão inoportunos, tão obcecados e tão cheios de si que se empenham em desdenhar a sociedade que não seja a sua, em seguir vivendo mal em cabanas e em manter uma taxa de analfabetismo de 85%, ao invés de estudar para serem arquitetos ou de residir em prédios de luxo. São muito brutos".

Questões de interpretação

As questões objetivas de interpretação comuns para os dois suportes de leitura são as seguintes:

1. Qual das afirmações seguintes expressa melhor a idéia mais importante que o autor quis transmitir?

Document info
Document views420
Page views424
Page last viewedSat Dec 10 17:17:44 UTC 2016
Pages160
Paragraphs2338
Words79461

Comments