X hits on this document

Word document

Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas ... - page 156 / 160

327 views

0 shares

0 downloads

0 comments

156 / 160

Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais – Ano 03 Nº 05 – 2007

ISSN 1809-3264

RESENHA

PÉCORA, Alcir. Problemas de Redação. 5ª edição São Paulo: Martins Fontes, 1999. 122p.

Eliziane de Paula Silveira Barbosa

Especializanda em Leitura e Produção Escrita e Gestão Escolar - UFT- ARAGUAÍNA, Diretora Pedagógica da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Colinas do Tocantins -TO

Alcir Pécora, inicia sua obra abordando a problemática da escrita de alunos que estudavam na conceituada Universidade UNICAMP, no ano de 1976. Estes acadêmicos estavam no último período, prestes a se formarem, os quais foram considerados em sua maioria alunos não alfabetizados, ou seja, não sabiam ler e nem escrever ao nível de sua respectiva escolaridade.

A obra ora resenhada foi elaborada com a intenção de colocar em discussão referencias lingüísticas para uma prática de reflexão dos “corpus” e criticidade no âmbito de formação  de alunos produtores de texto nas escolas.

O livro apresenta três partes. Na primeira, intitulada breve história de um tema sem escolha (1ª e 2ª versão), Pécora ( 1999)  apresenta  o Projeto Redação II,  financiado pela Fundação Carlos Chagas Sob a coordenação da Profª. Ada Natal Rodrigues, no grupo havia dez especialistas em Lingüística para analisar uma cerca de 6000 redações distribuídos em conjuntos de 60 redações para cada e eleger  um objeto particular para um diagnóstico da produção escrita dos vestibulandos, tendo em vista os problemas mais recorrentes e o afinamento de uma concepção de linguagem para a descrição e levantamento de hipóteses explicativas dos problemas encontrados. Os “corpus” eram de candidatos concentrados na área de ciências médicas e biológicas, estes dispunham de suas provas de redação do vestibular para análise, cujo tema era “ Nenhum Homem é uma Ilha”.

Como podemos salientar estas produções eram de alunos oriundos de 11 anos de escolaridade, pré-universitários. Sendo assim, os especialistas iniciam as pesquisas, analises dos conjuntos dos problemas relativos a produção.

Na segunda parte, o autor analisa o diagnóstico sobre os ”corpus” das  redações do curso de Práticas de Produção de Textos. Segundo as turmas do ciclo básico do IEL (Instituto de Estudos da Linguagem) os textos analisados eram do tipo Narrativo, descritivo e dissertativo.

A  análise ocorre sobre os problemas na oração,  Pécora (1999) ilustra cinco tipos de problemas na formulação da oração na modalidade da escrita, no interior da oração.

O Primeiro problema da oração, reporta-se a erros de grafia na utilização  e pontuação inadequada; o segundo,  mostra o  desconhecimento das normas que regulam

os recursos gráficos; o terceiro, há não utilização do padrão culto; o quarto palavras de efeito de sentido ao contrário, isto é,  não soube empregar as palavras, haja vista, vocabulário restrito, “pobre”. E, finalmente o quinto analisa as marcas da transcrição da oralidade para escrita.

Ainda na segunda parte, o autor elenca o problema de coesão textual, a qual fica evidente que os alunos apresentam dificuldades em empregar os termos coesivos, a liga do texto. Com isso, compreende que os acadêmicos apresentam problema técnico, ou seja não compreenderam a função e como aplicar os elementos coesivos.

Document info
Document views327
Page views331
Page last viewedSun Dec 04 06:55:43 UTC 2016
Pages160
Paragraphs2338
Words79461

Comments