X hits on this document

Word document

Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas ... - page 157 / 160

359 views

0 shares

0 downloads

0 comments

157 / 160

Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais – Ano 03 Nº 05 – 2007

ISSN 1809-3264

E, isso nos faz avaliar, que é possível pensar que estes sujeitos produtores de textos têm uma experiência escolar de muitos anos e ainda assim desconhece o emprego dos termos. Fica patente, diante dos exemplos analisados que há limitação de vocabulário e com isso atrapalha a unidade de  significação das idéias.

Outro fato Pécora (1999) pretendeu evidenciar nas análises, é o problema de argumentação em várias passagens de textos que evidenciam as dificuldades nas transformações das condições de reprodução da escrita, à qual podemos chamar de noções de confusão do fio argumentativo dos escritos, uma vez que para obtermos o efeito de sentido claro e objetivo no encadeamento das idéias, precisamos constituir uma argumentação no uso de linguagem contundente, principalmente nos textos dissertativos.

E na última parte do livro, ele apresenta a conclusão do trabalho com o título: 13 problemas e 1 figurino, e nesse bloco faz-se um resumo de todos os problemas elucidados e analisados nas redações dos pré – universitários.

Ao ler este livro concebe-se que os erros abordados nos “corpus” são decorrência da famosa “bola de neve”, na qual não é sanada no decorrer dos anos de experiência escolar, seja pelo fato dá má formação do professor ou pelo descaso do aluno ou pela ineficiência do sistema de ensino.  Enfim, serve como uma alerta a todos os professores formadores de sujeitos produtores de textos.

A obra traz uma linguagem técnica de caráter reflexivo e analítico, direcionada a todos aqueles docentes responsáveis e preocupados com o desenvolvimento da escrita na escola.

Document info
Document views359
Page views363
Page last viewedMon Dec 05 20:45:42 UTC 2016
Pages160
Paragraphs2338
Words79461

Comments