X hits on this document

Word document

Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas ... - page 41 / 160

324 views

0 shares

0 downloads

0 comments

41 / 160

Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais – Ano 03 Nº 05 – 2007

ISSN 1809-3264

Grupos focais como estratégia de coleta de dados em pesquisas qualitativas on-line

Francisco Wellington Borges Gomes

Doutorando em Estudos Lingüísticos – UFMG

Resumo: Como mecanismo de acesso à informação, a Internet tem reformulado comportamentos.  A pesquisa acadêmica, por exemplo, vem incorporando novos elementos tais como o uso de estratégias variadas para a coleta de dados em ambiente virtual.  Neste trabalho, apresentaremos uma breve revisão da literatura acerca de um instrumento de coleta de dados muito presente no repertório metodológico que compõe pesquisas qualitativas realizadas na Internet: os grupos focais on-line.  Apresentaremos a descrição de alguns procedimentos a serem tomados quando da realização desse tipo de pesquisa; além de comentários acerca do que são grupos focais, como são vistos e utilizados no ambiente acadêmico.

Palavras-chave: Grupos focais on-line, pesquisa qualitativa, metodologia de pesquisa

Abstract: As a means for accessing information, the Internet has reformulated behaviors.  Academic research, for example, has incorporated new elements such as a varied range of strategies for collecting data through virtual environment.   This paper presents a review of literature about one of the most frequent instruments for data collecting in qualitative research done through the Internet: on-line focus groups.  It presents a short description of some of the procedures taken during on-line qualitative research as well as comments and definitions concerning focus groups and how they are seen and used in academic environment.   

Key-words: On-line focus groups, qualitative research, research methodology

Introdução

Uma das principais características da pesquisa on-line apresentada na literatura especializada é a redução de custos e de tempo necessários à realização da pesquisa (Hmieleski, 2000; apud Zimitat & Crebert, 2002).  Talvez por isso, a realização de pesquisas por meio da Internet tenha se revelado um campo tão promissor nos últimos anos (Mann & Stewart, 2000).   Entretanto, por se tratar de um ambiente de pesquisa relativamente novo, muitas questões metodológicas envolvendo a pesquisa on-line ainda carecem de reflexão, investigação e teorização.  Neste trabalho, apresentaremos uma breve revisão da literatura acerca de um instrumento de coleta de dados muito presente no repertório metodológico que compõe as pesquisas qualitativas realizadas por meio da Internet: os grupos focais on-line.  

Inicialmente, apresentaremos uma breve descrição de alguns procedimentos a serem tomados quando da realização de pesquisas qualitativas on-line, seguida pela definição e comentários acerca do que são grupos focais, como são vistos e utilizados no ambiente acadêmico.  Depois, discutiremos sobre os grupos focais on-line, enfatizando suas similaridades e diferenças com os grupos focais tradicionais.

Document info
Document views324
Page views328
Page last viewedSat Dec 03 20:54:00 UTC 2016
Pages160
Paragraphs2338
Words79461

Comments