X hits on this document

Word document

Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas ... - page 48 / 160

351 views

0 shares

0 downloads

0 comments

48 / 160

Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais – Ano 03 Nº 05 – 2007

ISSN 1809-3264

O “povo” em pronunciamentos de Lula alusivos à passagem do dia do trabalho

Ivanise Jurach10

Graduanda em Letras PIBIC/ CNPq – UNIJUÍ

Resumo: Este texto tem por objetivo compreender como o item lexical “povo” é representado no discurso de Lula (DL) e resulta de uma pesquisa que teve como corpus de análise seqüências discursivas de referência (sdr) retiradas de um arquivo formado por pronunciamentos de Lula, alusivos à passagem do Dia do Trabalho no espaço-tempo 2003-2006. O interesse é compreender os possíveis efeitos de sentido produzidos pelo funcionamento do referido item lexical quando o sujeito enunciador do discurso em pauta exerce, no primeiro mandato, a função enunciativa de Presidente da República.

Palavras-chave: povo, discurso de Lula, efeitos de sentido.

Abstract: The research’s objective is to understand how the Brazilian people are represented in President’s discourse. The corpus was elaborate according a file formed by discourses that refers on day May, 1st during his first goverment ( 2003-2006). Our interest is understand the possible way’s effects produced from lexical item “Brazilian people” when the enunciater subject this discourse is representing the President’s nation role.

Key words: Brazilian people, President’s discourse, way’s effects.

Introdução

O objetivo deste texto é investigar, por meio da análise do discurso (AD), quais os possíveis efeitos de sentido produzidos pelo sujeito enunciador do discurso de Lula (DL) ao referir o item lexical “povo” durante pronunciamentos alusivos à passagem do Dia do Trabalho.

O corpus da pesquisa é formado a partir de um arquivo composto pelos pronunciamentos proferidos por Lula alusivos à data em questão, no espaço-tempo 2003-2006 que compreende o seu primeiro mandato como Presidente da República.

Após termos organizado o arquivo da pesquisa, selecionamos seqüências discursivas em que o referido item lexical se destaca para, a partir das mesmas, optar por aquelas que constituem o corpus de análise. Nesta, procuramos compreender efeitos de sentido que podem ser apreendidos pelos interlocutores do discurso de Lula em relação ao “povo”. Nesse sentido, investigamos qual a imagem que o sujeito enunciador desse discurso tem de “povo”.

A teoria

A Análise do Discurso, fundada por Michel Pêcheux no final dos anos 60, tem como quadro epistemológico: “a) o materialismo histórico; b) a lingüística; e c) a teoria do discurso” (CAZARIN, 1998, p. 6).  A preocupação inicial dessa teoria estava voltada ao discurso político. Porém, atualmente, ela abrange uma infinidade de gêneros textuais,

10 Esse texto é resultado de uma bolsa de iniciação científica PIBIC/ CNPq, no período de agosto de 2006 a julho de 2007, desenvolvida na UNIJUÍ sob a orientação da professora Drª Ercília Ana Cazarin.

Document info
Document views351
Page views355
Page last viewedMon Dec 05 14:05:03 UTC 2016
Pages160
Paragraphs2338
Words79461

Comments