X hits on this document

Word document

Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas ... - page 50 / 160

418 views

0 shares

0 downloads

0 comments

50 / 160

Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais – Ano 03 Nº 05 – 2007

ISSN 1809-3264

Nesse sentido, a seguir abordaremos a noção de produção de sentidos, já que o sujeito produz um sentido para suas palavras que também é determinado pelo imaginário dos interlocutores do seu discurso.

Sobre o sentido

Entendemos ser importante o que Orlandi (1999, p. 39), retomando Pêcheux, observa:

Segundo o mecanismo da antecipação, todo sujeito tem a capacidade de experimentar, ou melhor, de colocar-se no lugar em que o seu interlocutor “ouve” suas palavras. Ele antecipa-se assim a seu interlocutor quanto ao sentido que suas palavras produzem. Esse mecanismo regula a argumentação, de tal forma que o sujeito dirá de um modo, ou de outro, segundo o efeito que pensa produzir em seu ouvinte.

De acordo com essa citação, podemos pensar o DL, sendo determinado pelo imaginário do sujeito enunciador. Este imagina o pronunciamento que terá de fazer para os seus interlocutores, em cenas discursivas distintas. Assim, organiza e desorganiza o seu dizer de acordo com esse imaginário. Porém, nem sempre o sujeito enunciador do DL vai conseguir produzir o efeito desejado, pois, o mesmo interpreta de acordo com a sua inscrição em determinada FD. E mais: é atravessado por questões da ordem do inconsciente. Desse modo, ao enunciar, deixa marcas lingüísticas que possibilitam ao interlocutor interpretar de um modo e não de outro, podendo causar diferentes efeitos de sentido.

Apresentadas essas noções teóricas, passamos a tratar da metodologia. Isso não significa que outras noções não sejam acionadas, na medida em que se fizerem necessárias.

A metodologia de análise

Em AD trabalha-se com a noção de arquivo. Este é concebido como o material coletado e organizado pelo pesquisador, a partir do qual são realizadas as leituras preliminares para a posterior seleção do corpus da pesquisa.

O arquivo de nossa pesquisa é constituído por pronunciamentos do Presidente Lula, referentes à passagem do Dia do Trabalho durante os quatro anos do seu primeiro governo (2003-2006). E o corpus desta pesquisa, constitui-se de seqüências discursivas de referência (sdr) representativas da abordagem do item lexical “povo”.

Em primeiro lugar, coletamos e organizamos os pronunciamentos do Presidente referentes à data em questão, realizando a leitura dos mesmos. Depois disso, selecionamos seqüências discursivas nas quais o referido item lexical se faz presente. Concomitantemente a isso, realizamos a pesquisa bibliográfica para sustentar o processo de análise, o que ajudou a ampliar nossa visão tanto em relação ao DL como em relação à teoria em si.

Após termos desenvolvido essas etapas, elegemos, através do critério da representatividade, as seqüências discursivas que compõem o corpus; as mesmas estão agrupadas em quatro diferentes recortes, representativos dos referentes discursivos atualizados através do item lexical “povo”. São eles:

Document info
Document views418
Page views422
Page last viewedSat Dec 10 14:49:39 UTC 2016
Pages160
Paragraphs2338
Words79461

Comments