X hits on this document

Word document

Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas ... - page 68 / 160

331 views

0 shares

0 downloads

0 comments

68 / 160

Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais – Ano 03 Nº 05 – 2007

ISSN 1809-3264

sobre tal assunto. A inserção, neste caso, exerce a função de esclarecer tópicos.

(5) ...Assim, os negros e escravos, os negros africanos não-escravos, porque segundo a lei eles não poderiam ser escravos já que estavam no fim desse processo de escravidão via tráfico, só tinha o processo reprodutivo... (P2)

No excerto (6), temos um tópico em andamento que é levemente interrompido por uma explicação (iniciada com “porque”), a qual sugere uma tentativa de divagação no tema, porém a conjunção “mas” aparece com a finalidade de retornar à centração do tópico. Já o exemplo (7) é interessante porque o resgate ao tema é feito por um conjunto de termos já expressos anteriormente no tópico (em itálico). Esse fato é muito comum na oralidade, pois é uma forma do falante organizar seu discurso, recuperando, assim, o assunto em discussão. O esclarecimento dado pela palestrante sobre as leis é curto, mas suficientemente capaz de fazê-la voltar aos termos utilizados no tópico e recomeçar o discurso.

(6) ...Depois da escravidão quem é que não tem moradia fixa? E, portanto, você vai percebendo daí os negros vão sendo alijados de direitos políticos, mesmo dentro do sistema refratário, porque daí claro você tem o outro lado que são as discussões das relações de classes que sempre nós tivemos discriminações com relação às classes. Mas é importante, portanto, refletir e pensar que em algumas das restrições elas eram específicas para a população negra... (P2)

(7) ...1924, nós temos uma lei de terras que incentiva ao governo baiano, no caso, porque nesse período já algumas leis poderiam ser estaduais, incentivam o governo baiano a promover a imigração de... (P2)

Nos exemplos anteriores o objetivo da palestrante era esclarecer tópicos, nos exemplos que seguem seu objetivo é esclarecer citações. Para tanto, procura explicar a citação lida anteriormente, por isso a presença da expressão “ou seja”. O termo “no entretanto” mostra a intercalação da inserção no tópico em andamento e a conseqüente volta ao tópico, que foi recuperado pelo mesmo termo.

(8) eles diziam o seguinte: ‘Aqueles homens piratas’, ou seja, aqueles homens considerados como... (P2)

(9) é livre e é cidadão, no entretanto quando ele deixava de ser, e aí é claro que nós tínhamos nesse período o regime de escravidão e os escravos não eram considerados pessoas, no entretanto... (P2)

A interação proposta pela palestrante facilita a compreensão e é também um recurso didático para reavivar na mente do interlocutor questões importantes. Brait (1999) coloca que a presença de ouvintes interfere no planejamento do falante e o texto de uma elocução formal que antes apresentava uma aparência monologal, ganha marcas enunciativas e interativas próprias dessa situação.

A seguir, o exemplo (10), indica que a palestrante utiliza o “a gente” incluindo na sua fala, a fala dos ouvintes – que é muda, porque não há troca de turnos em uma elocução formal, mas mesmo assim, ela tenta dar à palestra um caráter dialogal, algo que, embutido na sua fala, como propósito de uma interação. Nos exemplos (11) e (12), há uma preocupação em concentrar a atenção dos ouvintes às suas falas. A inserção, portanto,

Document info
Document views331
Page views335
Page last viewedSun Dec 04 10:35:43 UTC 2016
Pages160
Paragraphs2338
Words79461

Comments